CINEMA MUNDO ECONOMIA CULTURA ESPORTES EDUCAÇÃO CONCURSOS CIÊNCIAS & SAÚDE
DOMINGO, 2 DE JUNHO DE 2024
ULTIMA NOTÍCIA:
Alexandre de Moraes abussa da sorte e manda investigar Michele, esposa de Bolsonaro
BUSCAR
   
  Notícias
Acontecendo
Africa
América do Sul
Automóveis & Motocicletas
Beleza
Brasil
Brasilia
Ciência & Saúde
Cinema & Teatro
Concursos & Emprego
Conteúdo
Cultura
Diversidade
Ecologia
Economia
Editorial
Educação
Entretenimento
Esportes
Gastronomia
Gente
Goiânia e Centro-Oeste
Goiás
Impecheament
Jurídico
Meio Ambiente
Moda
Mulher
Mundo
Música e Ritmos
Noite Rio
Planeta Criança
Policia
Politica
Poluição
Porto Alegre
Religião
Rio de Janeiro
RioPress
São Paulo
Saúde
Tecnologia
Tocantins
Turismo
União
Página Inicial / Notícias / Brasil
  Brasil
 
Vereador acusado de envolvimento na morte de Marielle foi indicado ao Nobel da Paz?
Data Publicação:11/05/2018
O vereador Marcello Siciliano (PHS), apontado em reportagem do jornal O Globo como um dos possíveis mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) se apresentava, em 2010, como um empresário bem-sucedido e o brasileiro mais jovem a ser indicado ao Prêmio Nobel da Paz. À época, ele havia tentando, sem sucesso, um vaga na Assembleia Legislativa do Rio pelo PSDC.

O motivo seria o trabalho que desempenha desde 1998 junto a comunidades na zona oeste do Rio. Teria sido por causa dessa atuação que, em 2010, uma ONG chamada Comitê da Paz indicou seu nome para concorrer ao prêmio Nobel da Paz, ao lado do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da médica Zilda Arns.

Apesar de afirmar que a fez, o responsável pela indicação de Siciliano, João Pedro do Nascimento não é habilitado para sugerir postulantes ao Nobel da Paz. Ele se apresenta como presidente do Comitê Mundial de Paz e vencedor do Nobel da Paz.

O Comitê é descrito, em seu site, como uma ONG “sem fins lucrativos conhecida por atuações sociais em vários países do mundo e em várias cidades brasileiras”. A organização diz que seus fundadores foram condecorados pela ONU com o Prêmio Nobel da Paz pela missão de paz realizada no Canal de Suez, entre 1957 e 1967.

Em nota, no entanto, a ONU ressalta que, em 1988, as Forças de Paz das Nações Unidas efetivamente receberam o prêmio Nobel da Paz, mas que o prêmio que Nascimento alegou ter vencido “foi concedido à organização internacional e não a indivíduos”.

A ONU nega ainda que Nascimento seja ligado à organização e ressalta que “a ONG Comitê Mundial da Paz não é registrada com este nome no Conselho Econômico e Social (ECOSOC) da ONU”.

Como Nascimento não é ligado às Nações Unidas e nem foi laureado com o prêmio, não se enquadra nos critérios para fazer a indicação ao Nobel da Paz.

De acordo com reportagem do jornal O Globo, uma testemunha teria indicado que Siciliano seria ligado ao ex-policial militar Orlando Oliveira Araújo, conhecido como Orlando de Curicica, preso desde outubro passado e apontado como chefe da milícia que atua em Jacarepaguá e Curicica.

Os dois teriam tramado o assassinato da vereadora porque ela estaria atrapalhando os planos de expansão territorial do grupo em direção à favela da Cidade de Deus, hoje dominada por traficantes.

Siciliano negou nesta quarta-feira, em entrevista coletiva, as acusações. Disse que não tem ligação com grupos criminosos e classificou as acusações como “factoides”.

Em nota ao Globo, Marcello Siciliano diz não acreditar que a ONG Comitê Mundial da Paz esteja envolvida em qualquer fraude:

“Quanto à denúncia do Jornal O Globo em relação à ONG Comitê Mundial da Paz, desconheço qualquer tipo de fraude por conta da organização e não acredito que isso tenha acontecido. Fui indicado ao Prêmio Nobel, na ocasião, por João Pedro do Nascimento (ex integrante da Força da Paz do exército brasileiro que ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1988) pelo forte trabalho social que desempenhei desde 1998, muito antes de me candidatar a qualquer cargo público. Independente de qualquer coisa, meu maior prêmio foi ter ajudado centenas de crianças e jovens nas Vargens e em outras comunidades da Cidade”, diz o texto.


Fonte:Yahoo.com



Nome:
E-Mail:
+ Notícia(s)
- Cpi do Covid pode pegar prefeitos e Governadores por má aplicação de recurso federal
- Ford sai do Brasil, Rodrigo Maia e o verdadeiro culpado !
- Glaustin reafirma apoio do PSC ao presidente Jair Bolsonaro
- Semana da Constelação Familiar: de 11 a 19/03
- STJ concede habeas corpus a deputado federal João Rodrigues por prescrição de prazo
- Equipe econômica de Guedes terá nove nomes do governo Temer
- FHC revela voto nulo em segundo turno das eleições presidenciais
- Aposentadoria integral ficará mais difícil a partir da semana que vem
- McDonalds demite funcionário que emprestou batata para o Burger King
- Homem coloca fogo em um morador de rua em Santos (SP)
Paginação:
     
MAIS PROCURADOS
Empresa
Reclamações
Regras de publicação


 
PRODUTOS
Publicidade
Artigos Acadêmicos
 
INTERAÇÃO
Contato / Reclamações / Sugestões
 
 
Goias Real - Todos os Direitos Reservados de 2004 a 2020.