CINEMA MUNDO ECONOMIA CULTURA ESPORTES EDUCAÇÃO CONCURSOS CIÊNCIAS & SAÚDE
SÁBADO, 27 DE FEVEREIRO DE 2021
ULTIMA NOTÍCIA:
Enel Distribuição Goiás promove grandes mutirões de manutenções na rede elétrica
BUSCAR
   
  Notícias
Acontecendo
Africa
América do Sul
Automóveis & Motocicletas
Beleza
Brasil
Brasilia
Ciência & Saúde
Cinema & Teatro
Concursos & Emprego
Conteúdo
Cultura
Diversidade
Ecologia
Economia
Editorial
Educação
Entretenimento
Esportes
Gastronomia
Gente
Goiânia e Centro-Oeste
Goiás
Impecheament
Jurídico
Meio Ambiente
Moda
Mulher
Mundo
Música e Ritmos
Noite Rio
Planeta Criança
Policia
Politica
Poluição
Porto Alegre
Religião
Rio de Janeiro
RioPress
São Paulo
Saúde
Tecnologia
Tocantins
Turismo
União
Página Inicial / Notícias / Goiânia e Centro-Oeste
  Goiânia e Centro-Oeste
 
PAULO GARCIA AUTORIZA SELEÇÃO PÚBLICA PARA CONTRATAÇÃO DE 311 AGENTES COMUNITÁRIOS E DE ENDEMIAS
Data Publicação:29/11/2011

Até o mês de março, serão efetivados 311 profissionais, totalizando mais de 800 novos agentes incorporados nessas duas áreas. O objetivo é fechar o cerco contra a doença em 2012

Diante da confirmação do primeiro caso do novo vírus da dengue em Goiânia, o tipo 4, a Secretaria Municipal de Saúde traçou plano de ação contra a doença. Além de investimentos em informações sobre o vírus, sintomas, medidas de prevenção e capacitação, o prefeito Paulo Garcia autorizou a realização de seleção pública para o preenchimento de vagas para agentes de endemias e também agentes comunitários.

Até o mês de março, serão efetivados 311 profissionais, totalizando mais de 800 novos agentes incorporados nessas duas áreas, para fechar o cerco contra a doença em 2012.

Visitas e fumacê
A paciente que contraiu a dengue do tipo 4 mora no Bairro Estrela d’Alva, na Região Noroeste da capital, foi atendida no Cais do Urias Magalhães, e teve o sangue coletado. Ela foi tratada, já está em casa e passa bem. A confirmação ocorreu após testes realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, falou das primeiras medidas que serão tomadas. "Vamos realizar um monitoramento na Região Noroeste. Começaremos com o controle vetorial, visitas e fumacê, ou seja, faremos uma varredura."

Apesar da presença do novo tipo de vírus, os sintomas da doença são os mesmos. Aconteceram 44 mil casos de dengue em Goiânia sem a presença do novo tipo. Flúvia acrescenta que não conhecemos o novo vírus e precisamos ter atenção: "O vírus tipo 4 é preocupante não só pela virulência, mas também pela quantidade de casos que podem vir a acontecer com sua infestação em Goiânia. È importante relembrar que a partir do momento que se é infectado com a doença por determinado tipo de vírus, o individuo passa a ser imune a aquele tipo de forma permanente. Ninguém está imunizado contra o vírus 4, ele é um vírus novo".

Capacitação
No último sábado, foram capacitados 550 profissionais, sendo que um terço deles é da área médica. No total, 606 agentes de endemias estão sendo capacitados para atuar na linha de frente do combate ao novo tipo.

Os agentes de endemias fazem um trabalho de manejo ambiental mais especifico, onde usa-se o vermicida e o inseticida quando necessário. Já o agente comunitário de saúde faz aquele manejo ambiental mais rotineiro, junto com o próprio morador da residência.

Desde 2009 estão ocorrendo trabalhos de integração dos agentes de endemias, as equipes de estratégia de saúde da família e os agentes comunitários de saúde. Três distritos já contém essa parceria: Norte, Campinas Centro e Noroeste.

Segundo Cristina Laval, diretora de Atenção à Saúde, as equipes de Estratégia de Saúde da Família estão preparadas para acolher, fazer o diagnóstico e acompanhar o paciente. "Nossas unidades contam com insumos, medicamentos específicos e futuramente teremos a formatação de uma rede de apoio laboratorial para melhorar o atendimento", afirma ela. "Percebe-se uma melhora no atendimento porque aconteceu uma diminuição de 75% no numero de óbitos em 2011 em relação ao mesmo período de 2010", complementa.

O secretário municipal de Saúde, Elias Rassi, explicou que as medidas de controle da dengue vêm sofrendo pequenas transformações nos últimos anos. Segundo ele, a solução é a nova vacina. "Enquanto se aguarda a efetivação da vacina, os conceitos existentes vêm sendo realizados com precisão."

A previsão é que 2012 seja um ano relativamente tranquilo na luta contra a dengue. "Temos uma população com alto percentual de imunização. Obviamente que a entrada de um novo tipo de vírus, reconsidera a possibilidade de vulnerabilidade novamente, mas estaremos preparados, complementou o secretário."




Fonte:Goiania.go.gov.br



Nome:
E-Mail:
+ Notícia(s)
- Acidente entre caminhões deixa congestionamento na BR-060, em Anápolis
- Covid-19: Morre Maguito Vilela, prefeito eleito de Goiânia, que estava internado desde outubro em SP
- Dia 01/01/2021, Hidrolândia e prefeituras trocam gestão municipal
- Prefeito Batom, Iriz Rezende Machado Abandona cultura
- Covid obriga Prefeito de Hidrolândia a Terminar Hospital,
O mesmo e inaugurado com políticos corruptos
- Prefeito DE CRISTALINA abre estrada na BR-040 para motoristas não pagarem pedágio
- Goias: Atentado em Itumbiara mata Zé Gomes e fere vice-governador
- Mesmo no azul, Saneago penaliza consumidores com novo aumento
- Justiça derruba aposentadoria de Valéria Perillo
- Depósito é interditado após fiscais encontrarem 3 mil litros de leite podre
Paginação:
     
MAIS PROCURADOS
Empresa
Reclamações
Regras de publicação


 
PRODUTOS
Publicidade
Artigos Acadêmicos
 
INTERAÇÃO
Contato / Reclamações / Sugestões
 
 
Goias Real - Todos os Direitos Reservados de 2004 a 2020.