CINEMA MUNDO ECONOMIA CULTURA ESPORTES EDUCAÇÃO CONCURSOS CIÊNCIAS & SAÚDE
SEGUNDA-FEIRA, 29 DE NOVEMBRO DE 2021
ULTIMA NOTÍCIA:
TSE torna privado processo que discute provas de invasão Hacker ao seus servidores !
BUSCAR
   
  Notícias
Acontecendo
Africa
América do Sul
Automóveis & Motocicletas
Beleza
Brasil
Brasilia
Ciência & Saúde
Cinema & Teatro
Concursos & Emprego
Conteúdo
Cultura
Diversidade
Ecologia
Economia
Editorial
Educação
Entretenimento
Esportes
Gastronomia
Gente
Goiânia e Centro-Oeste
Goiás
Impecheament
Jurídico
Meio Ambiente
Moda
Mulher
Mundo
Música e Ritmos
Noite Rio
Planeta Criança
Policia
Politica
Poluição
Porto Alegre
Religião
Rio de Janeiro
RioPress
São Paulo
Saúde
Tecnologia
Tocantins
Turismo
União
Página Inicial / Notícias / Entretenimento
  Entretenimento
 
VIII Fantaspoa – Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre anuncia sua programação
Data Publicação:10/04/2012

Nesta edição, os norte-americanos David Schmoeller e Stuart Gordon são os cineastas

homenageados

 

 

Entre os dias 4 e 20 de maio, será realizada a oitava edição do Fantaspoa, festival de cinema que acontece anualmente em Porto Alegre e é dedicado a filmes do gênero fantástico – focado principalmente em filmes de fantasia, ficção-científica, horror e thriller.

 

Para esta edição foram inscritas mais de 700 obras e serão exibidos filmes de 32 diferentes países, totalizando 150, sendo 87 longas-metragens. Dos longas-metragens, cinco estarão em caráter de première mundial, 12 em première nacional, e 43 em première latino-americana. Além da exibição dos filmes, diariamente serão realizados debates com os profissionais envolvidos na programação, num total de 28 sessões comentadas e 32 convidados presentes (seis brasileiros e 26 estrangeiros).

 

A edição contará com as seguintes mostras: Homenageados – que apresentará a retrospectiva dos diretores David Schmoeller e Stuart Gordon, ambos presentes no festival –; Especiais, que incluiu a exibição de quatro longas-metragens fantásticos brasileiros; mostras competitivas de curtas-metragens nacionais e internacionais; mostra Apocalipse Zumbi; mostra Panorama; mostra competitiva Ibero-Americana; e mostra competitiva Internacional.

 

O Fantaspoa é um festival de cinema realizado anualmente desde 2005 na cidade de Porto Alegre. Foi realizado de forma independente até sua sexta edição e a organização do evento sempre se focou na programação de obras autorais e de alta qualidade artística. No Brasil, o Fantaspoa foi pioneiro como festival dedicado ao cinema fantástico e, atualmente, é considerado o maior festival de cinema de gênero da América Latina. Em sua existência, o Fantaspoa conseguiu aclamação de público e de crítica, o que se demonstra por suas diversas sessões lotadas e pelo fato de, em 2011, ter sido eleito pela ACCIRS (Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul) como destaque gaúcho.

 

 

MOSTRAS

 

Durante o evento, dois importantes diretores norte-americanos serão homenageados, terão algumas de suas obras exibidas e participarão de cinco sessões comentadas com o público. Trata-se de David Schmoeller, autor do cultuado "Bonecos da Morte" ("Puppet Master") – o primeiro filme de uma das mais lucrativas franquias de cinema de horror de toda a história –; e Stuart Gordon, famoso por seu adorado "Re-Animator", e por ter realizado muitas adaptações elogiadas da obra do escritor H.P. Lovecraft.

 

As mostras competitivas de curtas-metragens exibirão 51 notórios filmes advindos de mais de 10 países diferentes. Os destaques nacionais são os premiadíssimos “O Céu no Andar de Baixo”, de Leonardo Cata Preta; “Deus”, de André Miranda; e “Timing” de Amir Admoni. Também, o encantador “Tembiara”, de Jackson Abacatu; “Para Eu Dormir Tranquilo”, de Juliana Rojas, a nova promessa do cinema brasileiro; e “D on Ice”, do respeitado animador Ale Mchaddo. Dos internacionais, os destaques são a lindíssima animação portuguesa “Conto do Vento”, dirigida por Claudio Jordão e Nelson Martins; as comoventes animações “Caminhos do Ódio” (“Paths of Hate”) e “Blackwater Gospel”; além dos elogiados filmes em live-action “Controle Animal” (“Animal Control”) e “A Casa do Lago” (“La Casa Del Lago”).

 

Apocalipse Zumbi é uma seleção de filmes recentes que envolvem os cultuados mortos-vivos. Abrangendo obras de diversos gêneros, a mostra objetiva denotar a rica diversidade na utilização desses personagens tão adorados pelos aficionados pelo cinema de horror. Os destaquem são o irlandês “Retrato de um Zumbi” (“Portrait of a Zombie”), que realiza uma contundente crítica social; a já cultuada comédia canadense “Um Pouquinho Zumbi” (“Little Bit Zombies”); e o dramático e intenso “Diferente de Nós” (“Di Ingon ‘Nato”), das Filipinas. 

 

A mostra Panorama é composta por filmes que, embora não sejam explicitamente fantásticos, envolvem temáticas ou situações incomuns. É o caso de “Vingança Branca” (“Hong Men Yan”), um filme chinês de artes marciais que retrata a luta de dois homens pelo poder; e do norte-americano “Bad Ass”, que mostra a vida de um homem que viveu à margem da sociedade após guerrear em Vietnã e que repentinamente se tornou celebridade nacional ao proteger heroicamente um idoso num assalto. A mostra exibirá também dois filmes mexicanos que retratam graves e atuais problemas da sociedade: “A Linguagem dos Machetes” (“El Lenguaje de Los Machetes”), sobre um casal que luta contra as injustiças sociais; e o multipremiado longa-metragem mexicano “O Inferno” (“El Infierno”), sobre um homem que, diante das dificuldades de seu país, se envolve com o narcotráfico e vive intensamente as melhores e piores consequências que a vida no crime pode oferecer.

 

A mostra competitiva Ibero-Americana trará 12 filmes advindos de seis países diferentes, tendo como destaques o argentino “Diablo”, de Nicanor Loreti, que ganhou o prêmio de melhor filme argentino no Festival de Mar del Plata; o venezuelano “A Hora Zero” (“La Hora Cero”) e o argentino “Fase 7”, que colecionaram diversos prêmios no circuito de festivais; o chileno “O Circuito de Román” (“El Circuito de Román”), ganhador de prêmio especial do júri no festival de Valdivia; e o encantador “Toupeiras”, da Argentina, que será exibido em première mundial no Fantaspoa.

 

A mostra Competitiva Internacional é formada por 32 filmes representativos do que mais interessante e criativo tem sido realizado mundialmente, em termos de cinema fantástico. Serão exibidos, dentre outros, o poético filme tcheco “Mão-Cabeça-Coração” (“Hlava – ruce – srdcE”), altamente premiado e elogiado pela crítica; o perturbador “Centopeia Humana 2”, sequência de um dos filmes de horror que mais chocou o público nos últimos anos; “Yakuza Weapon” e “Karate Robo Zaborgar”, pertencentes à nova safra de filmes japoneses absurdamente bizarros e fantásticos; além do intenso thriller “Contrabandista” (“Sumagurâ: Omae no mirai o hakobe”), dirigido por Katsuhito Ishii, um dos mais respeitados diretores japoneses da atualidade. A mostra é se completa com o norueguês “Thale”, que colheu muitos elogios após sua recente exibição no festival South by Southwest; o russo “O Alvo” (“Mishen”), exibido em grandes festivais, como Berlinale, Festival de Vancouver e Festival de Chicago; e com o filipino “A Estrada” (“The Road”), dirigida por Yam Laranas, apontado pela crítica especializada como um dos nomes mais promissores do cinema daquele país.

 

 

 

Sessões comentadas VIII Fantaspoa

 

Quantidade total de sessões: 28 sessões
Quantidade total de convidados: 32 convidados

Nervo Craniano Zero
CineBancários | Data: 04-05 | Horário: 19:00 – Sessão comentada pelo diretor brasileiro Paulo Biscaia Filho e pela atriz brasileira Uyara Torrente

 

Cinematoso

CineBancários | Data: 05-05 | Horário: 21:15 – Sessão comentada pelo diretor brasileiro Bruno de Oliveira e por Cyro Matoso, cineasta documentado no filme

 

Strovengah – Todos os Olhos

CineBancários | Data: 06-05 | Horário: 21:15 – Sessão comentada pelo diretor brasileiro André Sampaio

 

Jeca Contra o Capeta

CineBancários | Data: 07-05 | Horário: 21:15 – Sessão comentada pelo brasileiro Paulo Duarte, autor de biografia sobre Mazzaropi

 

Armadilhas para Turistas

CineBancários | Data: 08-05 | Horário: 21:15 – Sessão comentada com o diretor norte-americano David Schmoeller

 

O Ambulante

Sala Paulo Amorim - CCMQ | Data: 09-05 | Horário: 19:00 – Sessão comentada pelo diretor argentino Eduardo Marcelo de la Serna

 

Pequenos Monstros

CineBancários | Data: 09-05 | Horário: 21:15 – Sessão comentada pelo diretor norte-americano David Schmoeller

 

Dagon

CineBancários | Data: 10-05 | Horário: 21:15 – Sessão comentada pelo diretor norte-americano Stuart Gordon

 

Um Pouquinho Zumbi

Cine Santander | Data: 11-05 | Horário: 19:00 – Sessão comentada pelo diretor canadense Casey Walker

 

Bonecos da Morte

CineBancários | Data: 11-05 | Horário: 21:15 – Sessão comentada pelo diretor norte-americano David Schmoeller

 

Toupeiras

Cine Santander | Data: 12-05 | Horário: 19:00 – Sessão comentada pelo diretor argentino Emiliano Romero e pelo ator argentino Lautaro Delgado

 

Re-Animator: A Volta dos Mortos-Vivos

CineBancários | Data: 12-05 | Horário: 21:15 – Sessão comentada pelo diretor norte-americano Stuart Gordon

 

O Circuito de Román

Cine Santander | Data: 13-05 | Horário: 19:00 – Sessão comentada pelo diretor chileno Sebastian Brahm

 

Praga Zumbi: Revolução Tóxica

CineBancários | Data: 13-05 | Horário: 21:15 – Sessão comentada pelo diretor e roteirista argentino Pablo Parés e pelo ator argentino Walter Cornás

 

Fase 7

CineBancários | Data: 14-05 | Horário: 19:00 – Sessão comentada pelo diretor argentino Nicolás Goldbart

 

Escaleno

CineBancários | Data: 14-05 | Horário: 21:15 – Sessão comentada pelo diretor norte-americano Zack Parker

 

Snowman’s Land

Cine Santander | Data: 15-05 | Horário: 19:00 – Sessão comentada pelo diretor Tomasz Thomson

 

A Estrada

CineBancários | Data: 15-05 | Horário: 21:15 – Sessão comentada pelo diretor filipino Yam Laranas

 

Carne Crua

Sala Paulo Amorim - CCMQ | Data: 16-05 | Horário: 19:00 – Sessão comentada pelo diretor espanhol Tirso Calero

 

Dr. Ketel

CineBancários | Data: 16-05 | Horário: 21:15 – Sessão comentada pelo diretor Linus de Paoli

 

Shiver

Sala Paulo Amorim - CCMQ | Data: 17-05 | Horário: 19:00 – Sessão comentada pelo produtor norte-americano Robert D. Weinbach

 

A Memória do Morto

CineBancários | Data: 17-05 | Horário: 21:15 – Sessão comentada pelo diretor argentino Valentín Javier Diment, pela atriz argentina Lola Berthet e pelos roteiristas argentinos Martín Blousson e Nicanor Loreti

 

Estados Alterados de Plaine

Cine Santander | Data: 18-05 | Horário: 19:00 – Sessão comentada pelo diretor norte-americano Nick Gaglia

 

Inato

CineBancários | Data: 18-05 | Horário: 21:15 – Sessão comentada pelo diretor britânico Alex Chandon

 

Diablo

Sala Paulo Amorim - CCMQ | Data: 19-05 | Horário: 19:00 – Sessão comentada pelo diretor, roteirista, editor e produtor argentino Nicanor Loreti e pelos roteiristas argentinos Niko VIyano Galvagno e Martín Blousson

 

Sombras

CineBancários | Data: 19-05 | Horário: 21:15 – Sessão comentada pelo diretor e roteirista norte-americano John Penney

 

Estranhas Mutações

CineBancários | Data: 20-05 | Horário: 19:00 – Sessão comentada pelo produtor norte-americano Robert D. Weinbach

 

Cell Count

Sala Paulo Amorim - CCMQ | Data: 20-05 | Horário: 21:30 – Sessão comentada pelo diretor norte-americano Todd E. Freeman

 

 

 

SERVIÇO

 

Fantaspoa – Festival Internacional de Cinema fantástico

De 04 a 20 de maio em Porto Alegre

 

Salas:

-  CineBancários – Sindicato dos Bancários (Rua General Câmara, 424);

- Cine Santander – Santander Cultural (Av. Sete de Setembro, 1028);

- Salas Paulo Amorim e Eduardo Hirtz – Casa de Cultura Mário Quintana (Rua dos Andradas, 736)

 

Horários:

15h, 17h, 19h e 21h15

 

Ingressos: R$ 5,00

 

 

O VIII Fantaspoa é uma apresentação do Ministério da Cultura e da Petrobras

 

 

O site do festival é www.fantaspoa.com




Fonte:BD divulgação



Nome:
E-Mail:
+ Notícia(s)
- Confira o lançamento de Paulinho Rahs!
- XFour apresenta Don’t Leave Me This Way, lançada em meados de dezembro
- Câmera encontra barata em receita de Ana Maria Braga no Mais Você
- Na praia ou na piscina: Carla Perez ensina poses para fotos de verão
- Após processar Eduardo Costa, Fernanda Lima diz que desculpas não reparam o mal
- Ana Hickmann diz que está sendo perseguida por uma mulher
- Desmitificando a teoria conspiratória sobre a farsa do pouso do homem na Lua
- Meghan Markle quebra protocolo ao pintar unhas
- Susana Vieira diz ter feito sexo dentro de avião com desconhecido
- Alexandra Jackson lança vídeo de canção de Milton Nascimento
Paginação:
     
MAIS PROCURADOS
Empresa
Reclamações
Regras de publicação


 
PRODUTOS
Publicidade
Artigos Acadêmicos
 
INTERAÇÃO
Contato / Reclamações / Sugestões
 
 
Goias Real - Todos os Direitos Reservados de 2004 a 2020.