CINEMA MUNDO ECONOMIA CULTURA ESPORTES EDUCAÇÃO CONCURSOS CIÊNCIAS & SAÚDE
DOMINGO, 25 DE JULHO DE 2021
ULTIMA NOTÍCIA:
Um Brasil forte:Pazuello é nomeado para secretaria ligada ao gabinete presidencial
BUSCAR
   
  Notícias
Acontecendo
Africa
América do Sul
Automóveis & Motocicletas
Beleza
Brasil
Brasilia
Ciência & Saúde
Cinema & Teatro
Concursos & Emprego
Conteúdo
Cultura
Diversidade
Ecologia
Economia
Editorial
Educação
Entretenimento
Esportes
Gastronomia
Gente
Goiânia e Centro-Oeste
Goiás
Impecheament
Jurídico
Meio Ambiente
Moda
Mulher
Mundo
Música e Ritmos
Noite Rio
Planeta Criança
Policia
Politica
Poluição
Porto Alegre
Religião
Rio de Janeiro
RioPress
São Paulo
Saúde
Tecnologia
Tocantins
Turismo
União
Página Inicial / Notícias / Educação
  Educação
 
Técnica de cinema auxilia no aprendizado da língua alemã
Data Publicação:02/06/2012

Alunos do Colégio Província de São Pedro interagem com professor alemão em oficina de Stop Motion, com o objetivo de superar os obstáculos do idioma

 


Produzir filmes já não é uma tarefa muito fácil. Imagine aprender um recurso cinematográfico bastante peculiar, e ainda fazê-lo utilizando a língua alemã como único meio de se comunicar com o professor? Este foi o desafio recebido pelos alunos do Colégio Província de São Pedro, que abriram as portas da sala de aula para receber o workshop de Stop Motion do artista germânico Oliver Heinzenberger. O objetivo da atividade é provocar a interação com os recursos do idioma, incentivando que os jovens percam a vergonha e conversem naturalmente. 

- Ao contrário do inglês, o ouvido dos alunos não está tão exposto aos sons da língua alemã. O Stop Motion, por outro lado, é uma técnica que está em todo mundo, por isso a atividade se torna mais simples, facilitando a interação entre os alunos e o professor do workshop - esclarece a coordenadora de alemão do Colégio Província de São Pedro, Cintea Richter.

A divertida técnica consiste em organizar imagens quadro a quadro, que quando reproduzidas em sequência, se tornam uma animação. As fotografias, de autoria dos alunos se basearam no enredo de Hänsel und Gretel, conhecido no Brasil como o clássico conto de fadas João e Maria. 

- Eu acredito que o mais importante é que as crianças tenham o contato com alguém da Alemanha. Eles são obrigados a falar comigo, sem se comunicar em inglês ou português. Mais que aprender a técnica, o mais desafiante é quebrar as barreiras da língua - explica o professor da oficina, Oliver Heinzenberger. 

Aproximadamente 30 estudantes da 8ª série do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio prestigiaram os ensinamentos de Oliver. 

- A experiência foi bem legal. Conseguimos entender o professor. O mais difícil é fazer acontecer o Stop Motion. É cansativo por ser uma tarefa bem elaborada, mas recompensa. Pensamos que seria mais fácil - considera a aluna do 2º ano, Marta Rodrigues. 
A atividade faz parte da programação "Irmãos Grimm", que comemora o aniversário de 200 anos da primeira edição de um livro de fábulas infantis coletado e registrado por Jacob e Wilheim Grimm. Os irmãos prestaram grandes contribuições à língua alemã, entrando para a história literária do país. 

- O principal desafio é o medo de falar errado. É um processo pelo qual todos tem que passar. Quem viaja até a Alemanha também passa por este bloqueio pelos primeiros dias. Porém, eles aprenderam muito bem trabalhando em grupo - conclui a coordenadora Cintea. 

A ação também converge com os interesses do "PASCH - Escolas: uma parceria para o futuro", coordenado pelo Ministério das Relações Exteriores em conjunto com o Goethe-Institut. O programa, que visa expandir a cooperação com as escolas do país alemão para fortalecer ou implementar o ensino da língua, conta com a participação do Colégio Província de São Pedro. 

Redação: Rafael Dias Borges
Coordenação: Marcelo Matusiak





Nome:
E-Mail:
+ Notícia(s)
- Glaustin defende ao governo federal renovação e fortalecimento do Fundeb
- Saiba mais sobre a oficina Educar para a Cibercultura, que acontece no Centro
- Entenda o corte de verba das universidades federais e saiba como são os orçamentos das 10 maiores
- Seu filho não come? Coach de mães ensina como fazer isso em palestra online e gratuita
- Curso de Homeopatia tem início dia 23/03 no RJ
- Enem 2017 começa neste domingo para 6,7 milhões de participantes
- Enem 2017, inscrições começam nesta segunda-feira
- Estudar para o ENEM ficou mais fácil do que nunca!
- Inep divulga cartilha com dicas para ajudar estudantes na redação do Enem
- Doses homeopáticas para eliminar a ansiedade
Paginação:
     
MAIS PROCURADOS
Empresa
Reclamações
Regras de publicação


 
PRODUTOS
Publicidade
Artigos Acadêmicos
 
INTERAÇÃO
Contato / Reclamações / Sugestões
 
 
Goias Real - Todos os Direitos Reservados de 2004 a 2020.