Ser docente na Capital Federal da Argentina está sendo uma experiência gratificante e surpreendente. Por essas terras eles se interessam pela cultura brasileira, adoram o alto astral que tanto nos caracteriza e a maioria deles elogia nossa mudança de atitude frente ao mundo em todos os aspectos.
Como me formei em Direito, e com grandes sonhos nesse momento de atuar nessa área, o fato de imigrar para a Argentina me levou a ter outra escolha, devido a que as leis eram diferentes e a forma do desenvolvimento da carreira jurídica não era nada similar. Comecei a ensinar portugués a todo público, principalmente a nível empresarial. Agora, 10 anos depois, acho que encontrei minha vocação. Realizar uma tarefa, interessar-se cada vez mais por ela e sair de cada aula satisfeita com meu trabalho são provas disso. A surpresa ficou por conta do agradecimento dos alunos, os olhos brilhando a cada conquista e sentir parte de cada vitória pessoal deles que era contada a mim posteriormente como um enorme “obrigado”!
A cultura brasileira é muito rica e nela está submersa a forma com que o brasileiro gosta de ser tratado em todos os âmbitos. Quando se quer negociar com outro país, ou viver, ou simplesmente ter umas férias prazeirosas, saber disso é muito importante. Um dos grandes interesses das pessoas que negociam com o Brasil é saber a forma de negociar, de abordar as pessoas e de conseguir ser simpático. Quando você conhece a história de um país e os sentimentos que envolveram estes momentos históricos começa a entender a atualidade do povo que nele habita.
O carnaval, as músicas, a cervejinha e a caipirinha entre amigos são demonstrações da peculiar alegria que caracteriza o povo brasileiro. Aqui, os argentinos sabem muito bem desfrutar e admirar isso. A cada aula em que se apresenta uma música ou um relato do cotidiano brasileiro a vontade de conhecer o Brasil ou voltar prá lá aumenta. Isso faz com que eu me encha de orgulho.
Desde o lado de fora também dá para perceber, analizar e ensinar a todos a mudança do brasileiro de uma forma geral. Onde a cada dia o ensino é mais valorizado em se tratando de mercado de trabalho. A visão de um povo cada vez mais comprometido e responsável, sem perder o jogo de cintura; qualidade também muito importante em países tão inestáveis. Eles, assim como todas as pessoas, ampliam os horizontes ao aprender um novo idioma e isso é o sentido do aprender : ampliar horizontes.
Línea Sousa e Silva Coordenadora Pedagógica www.verdeamarelo.com.ar
Fonte:Prof. Linea Sousa e Silva
|