Rebeldes xiitas dispersaram um protesto na capital do Iêmen, Sanaa. Os manifestantes rejeitam a tomada de poder imposta pelos rebeldes houthis. Após a renúncia do presidente Abed Rabbo Mansour Hadi e de seu gabinete, na quinta-feira, os houthis tomaram a capital do país. Para dispersar o protesto, os rebeldes dispararam tiros no ar, quebraram câmeras de jornalistas e prenderam 11 pessoas.
Em outro protesto que aconteceu neste domingo, cerca de 200 manifestantes se encontraram na Change Square e se dirigiam ao palácio presidencial. A praça foi o local de início dos protestos contra Ali Abdullah Saleh, em 2011.
De acordo com a agência de notícias estatal, SABA, o Parlamento do país adiou uma reunião que iria decidir se aceitaria a renúncia do presidente Abed Rabbo Mansour Hadi. O presidente, aliado dos Estados Unidos em sua campanha contra o braço local da Al-Qaeda, deixou o cargo por causa da pressão dos rebeldes houthis, que exigem maior participação no governo.
Enquanto isso, o enviado da Organização das Nações Unidas (ONU), Jamal Benomar, está em Sanaa para se encontrar com representantes de dos rebeldes houthis e com outros partidos políticos do Iêmen.
Fonte:Estadão
|