Os Estados Unidos anunciaram nesta segunda-feira novas sanções contra os setores de energia e pertroquímico do Irã que punirão qualquer um que ajudar a República Islâmica a desenvolver e expandir seus recursos petrolíferos, afirmou a Casa Branca.
A mais recente medida dos EUA pretende aumentar a pressão sobre Teerã depois que a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) da Organização das Nações Unidas (ONU) levantou novas preocupações sobre as possíveis dimensões militares do programa nuclear iraniano.
O Departamento do Tesouro também nomeou o Irã como área "de preocupação primária para lavagem de dinheiro" nesta segunda-feira e o secretário do Tesouro, Timothy Geithner, alertou bancos globais a terem cuidado ao fazer negócios que ajudem ao programa nuclear iraniano. "Instituições financeiras ao redor do mundo devem pensar firme sobre os riscos de realizar negócios com o Irã", afirmou Geithner em comunicado preparado.
Em aparição conjunta com Geithner no Departamento do Estado para anunciar novas sanções norte-americanas, a secretária de Estado Hillary Clinton disse que a designação mostrou o risco de qualquer transação financeira com o Irã. Ela acrescentou que o Irã continua a desrespeitar as exigências internacionais relacionadas com seu programa nuclear.
Segundo Clinton, as indústrias petroquímicas, petrolíferas e de gás seriam alvo das sanções além dos setor financeiro. Ela disse também que os EUA esperavam "sanções adicionais" de outros países nos próximos dias.
Irã "escolheu" isolamento
Em comunicado escrito, Obama classificou o "setor bancário inteiro do Irã - incluindo o Banco Central - como uma ameraça aos governos ou instituições financeiras que fazem negócios com bancos iraniano
Fonte:BBc
|