Com o mercado brasileiro aquecido, o lançamento da obra Manual de Mergulho, da editora Interciência, debate renovações na profissão e riscos de acidentes.
Com o aumento da exploração na indústria petrolífera brasileira e o aquecimento da construção civil, principalmente em função do PAC, o mercado para mergulhadores profissionais está carente de mão de obra especializada. Para tanto, a qualificação é fundamental aqueles que exercem tal atividade. Renato Rocha Jorge, biólogo marinho e instrutor de mergulho pela National Association of Underwater Instructors (NAUI), lança o primeiro livro no Brasil a englobar a maior alteração nas tabelas de mergulho da U.S.Navy: a revisão 6. A obra aborda a ciência aplicada às atividades hiperbáricas, assim como todo o conhecimento necessário para minimizar seus riscos.
Desenvolvida para mergulhadores não só no segmento profissional, mas também recreacional, técnico e científico, o livro “Manual de Mergulho” será facilmente utilizado no aprimoramento de instituições ligadas ao mergulho, além da atual descoberta de imensas reservas petrolíferas na extensa área marítima brasileira (camada pré-sal, bacia de Campos, entre outras) é que se faz indispensável às atividades de mergulho profundo para o dinamismo de tarefas exploratórias.
Na obra, o autor transmite todo seu conhecimento científico sobre a exposição a ambientes hiperbáricos, com citações e referências de alta relevância para a ciência, uma vez que independente da modalidade, este tipo de atividade está diretamente relacionada às alterações físicas e fisiológicas sofridas pelos seres humanos quando pressurizados, e nesse caso, informações fidedignas, com um alto crivo, como aquelas publicadas nos periódicos científicos são fundamentais para diminuir os riscos da exposição às altas variações de pressão do ambiente.
Se antes havia uma escassez de literatura que embasasse uma reflexão sobre ambientes pressurizados, agora, é possível dar as boas-vindas ao excelente trabalho de Renato Rocha Jorge, que discute temas polêmicos como doença descompressiva, barotraumas, tabelas para ambientes com ar comprimido e a própria revisão 6 da U.S. Navy, dentre outros.
O autor
Renato Rocha Jorge é bacharel e licenciado em Biologia Marinha, tendo cursado Engenharia até o quinto ano, além de instrutor de mergulho pela National Association of Underwater Instructors (NAUI). Possui Mestrado pelo Instituto de Botânica, com coorientação pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo. Atualmente, o escritor é Doutorando pelas mesmas instituições e coordena os cursos de mergulho comercial da Divers University (Santos-SP).
Serviços
Livro: Manual de Mergulho
Autor: Renato Rocha Jorge
Editora: Interciência
Ano: 2012
Edição: 1ª
Número de páginas: 508
Formato: 18x25cm - Brochura
Valor: R$ 162,00
ISBN: 9788571932876
Sobre a Interciência
Fundada em 1973, a Editora Interciência é especializada em livros técnicos, científicos e universitários e oferece aos seus leitores três selos editoriais: Interciência (técnicos e científicos), o recém-criado Galenus (saúde, enfermagem, nutrição e apoio à família) e Pluri Edições (interesse geral). Atendendo principalmente as universidades e as indústrias, a empresa tem a marca de quase mil títulos produzidos desde sua criação e publica, em média, 36 obras por ano com uma tiragem de dois mil exemplares para cada lançamento. A Editora atende todo o território nacional, países da América Latina (via website) e os de língua portuguesa, principalmente Portugal, Angola e Moçambique. Mais informações, acessar www.editorainterciencia.com.br ou ligar para 21.2581-9378.
|