Niagara Falls - Diante de dezenas de milhares de espectadores, o equilibrista americano Nik Wallenda finalizou com sucesso na sexta-feira à noite sua histórica travessia das Cataratas do Niágara caminhando sobre um cabo de aço. Os espectadores o aclamaram do lado canadense, onde chegou após às 22h40 locais de sexta-feira (23h20 de Brasília), depois de atravessar 550 metros sobre o precipício de cascatas que são a torrente mais poderosa da América do Norte.
Meia hora mais cedo, Nik Wallenda, 33 anos, extremamente concentrado e vestindo calças pretas e casaco vermelho, iniciou sua travessia do lado dos EUA, depois de uma breve oração, como sempre faz antes de iniciar suas façanhas. Passo a passo, usando sapatos com sola de camurça que sua mãe fabricou para a ocasião, caminhou calmamente pelo cabo, a uma altura de 60 m acima das cataratas, cujo fluxo é de 2.800 m3 por segundo.
Nunca alguém tinha tentado essa façanha, mas Wallenda conseguiu concluí-la correndo. Um fone de ouvido lhe permitiu comunicar-se o tempo todo com seu pai em terra, e Walenda, filmado ao vivo pela ABC, contava suas primeiras impressões. "Meu Deus, é incrível, isso é de tirar o fôlego", disse Wallenda logo após iniciar o percurso. "Me sinto muito bem", acrescentou, antes de dizer que estava "muito molhado" e que tinha dificuldades para enxergar através da névoa espessa que envolve as cataratas.
Leia mais notícias em Mundo
Pela primeira vez em sua carreira, Wallenda estava usando um cinto de segurança, a pedido do ABC, seu principal patrocinador, que estava transmitindo o evento ao vivo com um atraso de segurança de cinco segundos. Alguns de seus fãs esperavam que ele retirasse a corda de segurança durante a travessia, mas isso não aconteceu. "Esta noite vai ser a mais emocionante e mais perigosa da minha vida", escreveu Wallenda amteriormente em sua conta no Twitter.
"Vamos entrar para a história", disse na quinta-feira, muito seguro de si. "Não há como voltar atrás", acrescentou a pai de três filhos, que tem meia dúzia de recordes mundiais, especialmente por suas proezas em bicicleta e cabo de aço. A travessia foi feita durante a noite para garantir a máxima audiência televisiva. As cataratas foram iluminados por holofotes.
No século XIX, quatorze aventureiros tentaram, e alguns conseguiram, atravessar as cataratas, até que a façanha foi proibida. Mas todos tentaram em uma parte muito mais calma das quedas d"água.
Fonte:France Presse - foto: Mark Blinch
|