Com a expansão do ensino superior tecnológico, cursos rápidos de graduação são incluídos nos planos de desenvolvimento econômico do governo e de empresas.
Conforme dados do Censo da Educação Superior de 2010, nos últimos dez anos o número de matrículas no ensino superior tecnológico cresceu mais de dez vezes, passando de 69.797 alunos matriculados em 2001, para 781.609 no ano de 2010. A expansão apontada pelo levantamento se deve a vários fatores como alta empregabilidade, tempo de duração, baixo custo para alunos e instituição e principalmente aos incentivos de governos e empresas.
“O mercado tem uma boa aceitação aos profissionais graduados nos cursos de tecnologia, sendo que os profissionais com esta formação já ocupam cargos em nível de coordenação, supervisão e gerência nas indústrias, empresas varejistas e prestadoras de serviços”, defende o professor Ricardo Marafon, diretor executivo do Centro Universitário Plínio Leite (Unipli), mantido pelaAnhanguera Educacional.
De olho no desenvolvimento econômico, o governo federal pretende difundir os cursos tecnológicos neste ano por meio do programa Brasil Maior, que tem como foco a inovação e o adensamento produtivo do parque industrial brasileiro. A ideia é auxiliar a faculdade na elaboração de cursos superiores de acordo com as necessidades específicas de cada região. Os primeiros indicadores da necessidade de mão de obra serão divulgados a partir de agosto.
Vestibular
Os interessados em ingressar em um curso superior ainda em 2012 podem se inscrever no sitewww.vestibulares.br. A próxima prova será realizada no dia 29 de julho, mas os candidatos também podem optar pelas provas agendadas às quartas, sextas ou sábados. A taxa de inscrição é de R$ 25. O Centro Universitário Plínio Leite, fica localizado na Avenida Visconde do Rio Branco, 123 – Centro, Niterói.
A Anhanguera Educacional para Camila Ramos de Oliveira, formada em Fisioterapia pelo Centro Universitário Plínio Leite (Unipli), mantido pela Anhanguera Educacional:
“Iniciei a faculdade assim que terminei o ensino médio, com meus 17 anos! Sempre tive certeza de que era isso que queria, e no decorrer do curso fui me apaixonando ainda mais. Uma das coisas que acredito ter me ajudado foi ter iniciado o estágio desde o 4º período (estágio de observação), fazendo com que eu observasse a prática clínica da fisioterapia. Hoje, com 21 anos de idade, recém-formada, estou trabalhando, tive a oportunidade e não deixei escapar! Trabalho com a fisioterapia dermato-funcional em um consultório de endocrinologia e faço atendimentos domiciliares”.
Sobre a Anhanguera Educacional Participações S.A.
A Anhanguera Educacional Participações S.A é o maior grupo educacional da América Latina em número de alunos. Alinhada à nova fase de desenvolvimento do Brasil, a Instituição oferece ao jovem profissional conveniência e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, contribuindo com o projeto de vida dos alunos de crescimento e ascensão profissional. A companhia é líder no uso de novas tecnologias no setor educacional e está presente em todos os estados brasileiros, com 70 campi e mais de 500 unidades de educação a distância, incluindo a Rede LFG, maior especialista na preparação e qualificação de profissionais para atuar com excelência no setor público. Reconhecida pelas melhores práticas de governança corporativa, ingressou na BM&FBovespa em março de 2007 e, atualmente, integra o Novo Mercado.
Alfapress Comunicações
|