Usadas pela nobreza e realeza europeia, para apresentações públicas, as carruagens tornaram-se um símbolo de glamour e beleza. Desde o passado até os tempos atuais, elas são motivo de fascínio para todas as gerações. Considerada uma relíquia, uma delas fabricada no século 18 recebeu um restauro completo e hoje é atração no pátio do Colégio Província de São Pedro, na zona norte de Porto Alegre. O veículo faz parte da história do colégio e esteve localizado no prédio onde a escola iniciou sua operação, ainda localizada na Praça Japão.
- Lembro de brincar e passar os recreios em volta da carruagem. Era um retorno ao passado que a gente fazia - lembrou o ex-aluno Thiago Richter Bacchin.
O trabalho de restauro foi desenvolvido ao longo de quatro meses. André Luis Amaral Nunes e Sergio Luft trabalharam de forma intensa na recuperação.
- As partes do assento foram uma das que mais exigiram cuidado devido ao avançado estado de deterioração do tempo. As rodas também exigiram um restauro à parte - explicou André.
A ferragem da Carruagem foi desmontada e tratada. Os parafusos são originais da França. Algumas peças foram trazidas de Cachoeira do sul, como o freio, adquirido em um depósito de carruagens históricas. A molas foram recuperadas e a pintura é automotiva nas cores do Colégio.
A origem do veículo é desconhecida. Há relatos de que ela possa ter vindo da Europa ou da América do Norte. A previsão de fabricação dela é 1754 com base em fotografias de um modelo semelhante visto no litoral do Rio Grande do Sul. A carruagem foi comprada em um antiquário no município de Feliz, pela proprietária da escola, Lurdes Peretti, em 1979.
Redação: Marcelo Matusiak Coordenação: Marcelo Matusiak
Colégio Província de São Pedro
O Colégio Província de São Pedro é uma entidade privada de ensino, não-confessional, que há mais de 30 anos atua na formação de pessoas jovens e crianças, com um sistema educacional voltado para o aluno. A base fundamental para o ensino no Colégio é o respeito ao estudante, às suas necessidades, emoções e expectativas de futuro.
PlayPress Assessoria de Imprensa |