O governo federal vai antecipar o pagamento do décimo terceiro do INSS do pagamento dos últimos lotes de benefícios para os segurados que tem diretio à revisão do valor, conforme determinou o STF ( Superior Tribunal Federal).
Em setembro de 2010, o Supremo decidiu que o governo gostaria de pagar o valor máximo para todos os beneficiários que pediram pensão ou aposentadoria a partir de 5 de abril de 1991 e que não tiveram reajuste. Desde então houve correção dos valores em 1998 e 2004 mas este incremento não foi agregado a quem já contava com os benefícios, apenas os novos pssavam a receber quantias mais altas.
O governo atendeu a determinação do STF e anunciou que faria o pagamento em quatro parcelas. Quem tem direito a receber saldos entre 15.000,01 reias e 19 mil reais terá o valor creditado no dia 1. de novembro conforme o Ministério da Previdência.
O calendário previa que o pagamento do terceiro lote seria até o final de novembro. Quanto o quarto lote também será antecipado pra o primeiro dia útil de 2013.