CINEMA MUNDO ECONOMIA CULTURA ESPORTES EDUCAÇÃO CONCURSOS CIÊNCIAS & SAÚDE
QUINTA-FEIRA, 21 DE NOVEMBRO DE 2024
ULTIMA NOTÍCIA:
Alexandre de Moraes abussa da sorte e manda investigar Michele, esposa de Bolsonaro
BUSCAR
   
  Notícias
Acontecendo
Africa
América do Sul
Automóveis & Motocicletas
Beleza
Brasil
Brasilia
Ciência & Saúde
Cinema & Teatro
Concursos & Emprego
Conteúdo
Cultura
Diversidade
Ecologia
Economia
Editorial
Educação
Entretenimento
Esportes
Gastronomia
Gente
Goiânia e Centro-Oeste
Goiás
Impecheament
Jurídico
Meio Ambiente
Moda
Mulher
Mundo
Música e Ritmos
Noite Rio
Planeta Criança
Policia
Politica
Poluição
Porto Alegre
Religião
Rio de Janeiro
RioPress
São Paulo
Saúde
Tecnologia
Tocantins
Turismo
União
Página Inicial / Notícias / Porto Alegre
  Porto Alegre
 
Integra qualificará pequenos negócios
Data Publicação:08/12/2012

Programa da CACB, feito sob medida para micro e pequenos empreendedores, vai capacitar mais de 4 mil empresas gaúchas da Grande Porto Alegre

 

O programa da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), já lançado em sete estados do País, chega agora ao Rio Grande do Sul. O Integra vai promover a capacitação aos micro e pequenos empresários em seis cidades da região metropolitana de Porto Alegre: Canoas, Esteio, São Leopoldo, Montenegro, Cachoeirinha e Gravataí, e será capitaneado pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas (CICS). O lançamento aconteceu na manhã desta quinta-feira (06) na sede da entidade, em Canoas.

Feito sob medida pra buscar a capacitação do pequeno negócio com a certificação de estabelecimentos empresariais e a inserção mercadológica com foco na sustentabilidade, o programa Integra é uma iniciativa da CACB desenvolvida em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Cidade escolhida para seu lançamento no Rio Grande do Sul, Canoas representa o segundo PIB gaúcho, explica o presidente da CACB, José Paulo Dornelles Cairoli, que participou do lançamento, juntamente com a presidente da CICS, Simone Leite, e com os representantes das associações comerciais das cidades envolvidas.

Com duração de um ano, o Integra será adotado, num primeiro passo, nas seis cidades da Grande Porto Alegre (Canoas, Esteio, São Leopoldo, Montenegro, Cachoeirinha e Gravataí). Nestes municípios, o Integra vai capacitar 4 mil donos e funcionários de micro e pequenas empresas e 250 empreendedores individuais, além de formalizar 500 empreendedores individuais e entregar o selo de Excelência em Gestão a 1.200 estabelecimentos.

O objetivo do programa é a capacitação gerencial e a formalização de empreendedores, além da certificação de estabelecimentos empresariais com o selo de excelência em gestão. Ainda dentro dos objetivos, a CACB quer incentivar as práticas do associativismo e da inserção mercadológica do micro e pequeno empresário em um ambiente de competitividade sustentável, assinalou Cairoli. “As ações do projeto serão estendidas a empreendedores informais para que sejam incluídos no mercado formal”, completou.

Através do Integra, a presidente da CICS acredita que vai estimular os empresários e abrir espaços para ampliar a competitividade. “Nosso público corresponde a 98,2% das empresas da região Metropolitana. São os verdadeiros micro e pequenos empreendedores”, reforçou Simone Leite.

Em todo o Brasil, a meta do Integra é capacitar 50 mil pessoas e certificar 15 mil estabelecimentos empresariais até dezembro de 2013. Para certificar as empresas, a CACB criou um selo concedido aos estabelecimentos que seguirem uma série de regras voltadas a excelência em gestão. Esse trabalho é feito em parceria com as entidades associativas locais, como a CICS de Canoas.

Também é meta nacional do Integra a formalização de seis mil empreendedores individuais e a capacitação de três mil empresários desse segmento. A intenção é permitir que esse empresário tenha, principalmente, acesso a crédito para investir e melhorar o seu negócio. O Integra vai preparar o empreendedor individual para aproveitar as oportunidades de negócios dos grandes eventos que o País receberá nos próximos anos, como a Copa de 2014. Hoje, existem cerca de 10 milhões de empreendimentos informais que, em geral, estão nessa situação pela ausência de mecanismos adequados ao seu desenvolvimento, assim como pelo desconhecimento dos benefícios da formalização.

 

 

 


fróes, berlato associadas 




Fonte:foto: Joao castro



Nome:
E-Mail:
+ Notícia(s)
- Fiergs quer imediata suspensão da tabela de fretes
- FIERGS comemora 80 anos nesta segunda-feira
- Gilberto Porcello Petry toma posse como presidente do Sistema FIERGS
- Implantação do eSocial traz impacto para empresas
- Decisão do Copom é acertada, avalia FIERGS
- Rio Grande do Sul pode ter regulamentação para drones
- Expansão Shopping Iguatemi Porto Alegre inaugura- 27 de maio
- FIERGS lidera missão à Feira de Hannover
- Sesi e Senai promovem mobilização nacional contra o Aedes aegypti
- Após 20 anos, a tradição dos bailes de carnaval está de volta no I Baile de Carnaval da Cidade de Porto Alegre
Paginação:
     
MAIS PROCURADOS
Empresa
Reclamações
Regras de publicação


 
PRODUTOS
Publicidade
Artigos Acadêmicos
 
INTERAÇÃO
Contato / Reclamações / Sugestões
 
 
Goias Real - Todos os Direitos Reservados de 2004 a 2020.