“Abraçadeira Hollandy” surgiu de um desafio proposto por um amigo no local de trabalho
Com 31 anos e cursando o quinto período de Engenharia Mecânica na Anhanguera Unipli, Orlando Lima criou a peça “Abraçadeira U” (registro de depósito de patente feito em 2011), mais conhecida como a “Abraçadeira Hollandy”, que serve como acessório ou elemento de fixação para tubulações, um sistema que atua diretamente para operar válvulas e outros equipamentos, também desenvolvidos pelo estudante.
“Inicialmente essa peça, que consome apenas 40% de matéria prima comparada com artefatos similares e recursos para produção 100% nacional, foi pensada para ser aplicada em tubulações, dutos de cabos elétricos, cabos elétricos e sistema de refrigeração. Contudo, como sua montagem é simples e a criatividade do consumidor é algo fantástico, acredito que aparecerão mais utilidades para esse acessório”, explica Orlando Lima.
A motivação para criar a peça surgiu por meio de um desafio, quando um amigo de trabalho pediu que o ajudasse a solucionar uma dificuldade para instalar tubulações hidráulicas a bordo de um navio. “Ele me deu duas peças plásticas de um produto existente no mercado e líder mundial dizendo que perderam parte do conjunto e que sem esta parte de aço não conseguiria montar. Tirei umas fotos e levei para casa. Fiz uns esboços a lápis da ideia que me veio a cabeça e depois modelei em 3D no Autocad, surgindo assim a Abraçadeira Hollandy”, afirma o aluno de Engenharia da Anhanguera Unipli.
A partir daí Orlando fez o depósito da patente da peça, criando um catálogo de apresentação para fornecedores, por meio da sua empresa Hollandy Desenvolvimento de Projetos. “Com a minha empresa consigo atender as necessidades dos clientes e dos fornecedores parceiros, através de protótipos ou ferramentas”.
Além da própria empresa, Orlando Lima atua como projetista no Estaleiro Enseada do Paraguaçu EEP S.A, que está em construção na Bahia, sendo considerada uma extensão da empresa Odebrecht, chegando a trabalhar na Romênia no projeto do Navio Sonda, do Estaleiro Enseada do Paraguaçu.
Com a finalidade de aperfeiçoar os investimentos, o aluno da Anhanguera Unipli está participando de constantes cursos de capacitação na sua área e em gestão de negócios. “Tenho várias ideias para desenvolver na indústria e conquistar empresas, clientes, empreendedores, organizações e setor educacional. Em paralelo ao meu objetivo atual, estou estudando e pesquisando para me tornar alguém que alcança objetivos e ensina a alcançar. Precisamos muito fazer com que as pessoas entendam a importância que tem no desenvolvimento do país e quantos sonhos elas podem realizar”, conclui Orlando Lima.
Sobre a Anhanguera Educacional Participações S.A.
A Anhanguera Educacional Participações S.A é o maior grupo educacional da América Latina em número de alunos. Alinhada à nova fase de desenvolvimento do Brasil, a Instituição oferece ao jovem profissional conveniência e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, contribuindo com o projeto de vida dos alunos de crescimento e ascensão profissional. A companhia é líder no uso de novas tecnologias no setor educacional e está presente em todos os estados brasileiros, com 70 campi e mais de 500 unidades de educação a distância, incluindo a Rede LFG, maior especialista na preparação e qualificação de profissionais para atuar com excelência no setor público. Reconhecida pelas melhores práticas de governança corporativa, ingressou na BM&FBovespa em março de 2007 e, atualmente, integra o Novo Mercado.
Alfapress Comunicações
|