O número de PCs e tablets nas mãos de consumidores finais e instalados para uso nas empresas no Brasil chegou a 118 milhões em abril de 2013. A base instalada desses aparelhos representa uma penetração de 60% do total da população brasileira. Nos Estados Unidos, esse percentual é de 120%.
O dados constam da pesquisa anual "Mercado Brasileiro de TI e Uso nas Empresas", da Fundação Getúlio Vargas (FGV), divulgada na quinta-feira. Segundo o estudo, o volume de PCs e tablets em uso no Brasil em relação à população deve atingir 100% em 2016. Em 2008, a densidade era de 50%.
De acordo com o professor Fernando Meirelles, coordenador do estudo, o aumento da penetração se deve ao avanço dos tablets, inclusive para uso corporativo. Em 2012, a base instalada de PCs e tablets no país cresceu 20%, totalizando 109 milhões de unidades. Desse universo, 5 milhões correspondem a tablets. Empresas
A pesquisa também levantou dados sobre o uso de tecnologia nas empresas. O estudo apontou que o investimento realizado pelas empresas do Brasil em TI representa 7,2% de seu faturamento líquido. As companhias gastam, em média, R$ 24,5 mil por ano com cada usuário (funcionário que utiliza um computador).
A Microsoft é a plataforma dominante nas empresas, segundo a pesquisa. O navegador da empresa americana, o Explorer, é utilizado por 91% das companhias, seguido do Mozilla Firefox, com 7%. Outros navegadores respondem por 1% da utilização. Já entre os sistemas operacionais, o Windows lidera com 98% de utilização entre as empresas pesquisadas.
Fonte:ag Brasil
|