A escritora de livros infanto-juvenis e crítica literária Tatiana Belinky, 94 anos, morreu na tarde de ontem no Hospital Alvorada, em São Paulo. A informação foi confirmada pela assessoria do hospital, que afirmou não ter mais detalhes da causa da morte. Ela estava internada há 11 dias.
Belinky publicou mais de 200 livros, entre eles o autobiográfico Transplante de Menina - Da Rua dos Navios à Rua Jaguaribe, e o livro de poemas Limeriques do Bípede Apaixonado, entre os prediletos da autora. Premiada com diversos títulos educacionais, a autora também escreveu críticas literárias para diversos jornais, como O Estado de S.Paulo, Folha de São Paulo e Jornal da Tarde.
Com o marido, Julio Gouveia (1914-1988), adaptou obras infantis para para a TV, entre elas para a Tupi, em 1952, a primeira versão de O Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato. Com cerca de 350 capítulos, o programa ficou no ar ao longo de 11 anos. Nascida em São Petersburgo, na Rússia, em 1919, Tatiana Belinky mudou se com a família para o Brasil com apenas 10 anos.
Fonte:terra
|