O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), criado em 1985 pelo governo federal e gerido pela Eletrobras, obteve uma economia de energia para o país, no ano passado, de 9 bilhões de quilowatts-hora (kWh), de acordo com o Relatório de Resultados, divulgado pela estatal.
O gerente do Departamento de Desenvolvimento da Eficiência Energética da Eletrobras, Emerson Salvador, disse hoje (9) à Agência Brasil que a economia representa 2% do consumo total brasileiro de energia elétrica durante 2012. “Para entender um pouco melhor o que isso representa, é o consumo anual de aproximadamente 5 milhões de residências brasileiras, durante um ano”, exemplificou.
O resultado registrado foi recorde da série do Procel e significou um aumento de 36% em termos de energia economizada em relação a 2011.
Salvador atribuiu o desempenho à série de ações desenvolvidas pelo programa que trabalham o conhecimento e a difusão da informação sobre hábitos eficientes. “A gente trabalha a mudança de comportamento e tem uma vertente mais tecnológica, de avaliar os produtos e conceder o Selo Procel aos mais eficientes, que gastam menos energia elétrica”.
Fonte:ag Brasil
|