12 Horas de Tarumã deu um show de raça e superação e diferença da vitória foi de 44 segundos
Foi um final histórico, exemplo de superação e sacrifício. Com 12 horas de corrida o vencedor só foi decidido no último minuto numa emocionante briga do protótipo Tubarão número 5 e do MCR 4. Não bastasse esse duelo, houve a frustração absoluta do protótipo MCR 46 que liderou por mais de 11 horas e meia e não conseguiu fazer com que o carro se mantivesse na frente. A equipe do Tubarão, de Campo Bom, levou a melhor e conquistou o bicampeonato para explosão de alegria do piloto Tiel de Andrade.
- Essa vitória foi demais. Eu tive ainda antes dessa disputa toda a infelicidade de bater no meu pai durante a madrugada. Isso destruiu a suspensão traseira e o carro ficou todo desalinhado. O meu pai que estava em outra equipe foi lá e ajudou a reconstruir - comemorou.
O experiente preparador e pai do piloto vencedor, Carlinhos de Andrade não conteve as lágrimas.
- Eu não lembro de uma vitória tão difícil e com tanta qualidade com carros resistentes e pilotos tão bons. Eram 4 carros pelo título e faltando 8 minutos eram 3 carros brigando pela vitória - declarou Carlinhos.
O lance decisivo da corrida aconteceu por volta das 11h, quando os dois líderes pararam ao mesmo tempo nos boxes. Desde então a corrida se transformou e quem conseguisse colocar o carro de novo na pista vencia a prova. O Tubarão conseguiu voltar para pista e logo depois o MCR 46 saiu ainda na 1ª posição. Só que o desgaste do carro não permitiu que, mesmo com toda garra de pilotos e preparadores, fosse sustentada a liderança do carro 46.
- Tivemos um problema no câmbio e a equipe não desistia nunca. Quando eu saí com o carro pensei que tinham todas as marchas só que vazou óleo nos pneus traseiros e eu rodei. Daí sem óleo só andava em primeira marcha - lamentou o piloto João Sant´Anna.
Com os dois carros parados nos boxes quem viu as chances de vitória muito próximas foi o MCR 4 de Felipe Bertuol, Aristides Bertuol Neto, Darci Marini e Alexandre Finardi. Andando no limite a equipe conseguiu descontar
- Foi muita luta e muita batalha. O carro foi se desgastando. Ficamos 26 voltas atrás e conseguimos chegar na mesma volta do líder e isso é uma vitória incrível - comentou Felipe Bertuol.
Mesmo com extrema dificuldade, o MCR 46 ainda voltou para pista e completou na 4ª posição.
As 12 Horas de Tarumã tiveram emoções desde o início da corrida em um ritmo alucinante, com uma boa parte dos competidores a vitória na prova-relâmpago, promovida com o objetivo de homenagear o ex-piloto, José Asmuz. A competição aconteceu dentro das 12 Horas de Tarumã, porém com o tempo cronometrado de 52 minutos. O número foi uma alusão ao tempo obtido pelo piloto quando venceu a prova Antoninho Burlamaque, que fazia o percurso Porto Alegre-Tramandaí, em 196. A equipe MCR 46, formada por Carlos Kray, Vitor Genz, João Sant´Anna, Mateus Castro e Christian Castro terminou na 1ª colocação.
Durante a madrugada o domínio foi do MCR 46. Em alguns momentos o time chegou a abrir 8 voltas de vantagem para o 2º lugar. No segundo pelotão, pelo menos 3 carros se revezaram o tempo todo brigando por posição.
Ainda durante a noite a equipe do Spyder 7 sofreu um susto. O carro incendiou e o piloto conseguiu trazer o protótipo para os boxes onde as chamas foram contidas. O incidente, porém, fez com que a equipe de Passo Fundo perdesse muito tempo, desperdiçando a possibilidade de brigar pela liderança.
Quem também esteve entre os ponteiros a maior parte do tempo foi o MCR 99 de Paulo Hoerlle, Alexandre Hoerlle, Pedro Castro e Giovani Bianchessi. O time vinha bem até a metade da prova quando houve uma quebra da suspensão. Até o final, a equipe superou diversos problemas mecânicos e emocionou a torcida ao cruzar a linha de chegada com o carro completamente destruído e sem o bico.
- Foi uma batalha grande dos meninos que andaram comigo e da minha equipe. Na sexta-feira batemos o carro e eu imaginava que não íamos nem participar. Então chegar meio de arrasto é uma vitória e receber a bandeirada é uma vitória - contou o experiente piloto Paulo Hoerlle.
O protótipo MCR 4 de Felipe Bertuol, Aristides Bertuol Neto, Darci Marini e Alexandre Finardi, deixou a chance de vitória escapar quando um defeito na suspensão obrigou a equipe a ficar 26 voltas no box.
- Não veio o troféu de 1º lugar, mas foi um resultado excelente para equipe e para os pilotos. A gente se superou e conseguiu administrar toda a pressão - disse Felipe Bertuol
Quem também vibrou foi a equipe do Maseratti 111 de Anderson Toso, Gustavo Martins, Vilson Junior e Luis Sérgio Sena Jr que terminou em 1º lugar na categoria Turismo.
- O carro importado é forte mas a durabilidade era uma incógnita. O carro estava muito confiável e é especial porque foi a minha primeira na turismo. Desde as 8h da manhã a gente vinha economizando o carro porque vimos que tinha uma quebradeira geral na pista - comemorou Anderson Toso.
Com a realização das 12 Horas de Tarumã, o automobilismo gaúcho encerra a temporada 2011. Na próxima sexta-feira (16), acontece a entrega dos troféus aos campeões das principais categorias do Rio Grande do Sul em evento organizado pela Federação Gaúcha de Automobilismo no Clube Parque das Águas, em Viamão.
Redação: Marcelo Matusiak Coordenação: Marcelo Matusiak
Final Corrida - 12 Horas Tarumã
1º) 5 - G.Andrade/B.Justo/D.Dieter (1, Tubarão), 551 voltas em 12:00:28.492 (média de 138,39 km/h) 2º) 4 - Bertuol/Marini/Bertuol/Finardi (II , MCR), a 44.022 3º) 46 - Kray/Genz/SantAnna/Castro/Castro (1 , MCR), a 17 voltas 4º) 99 - Hoerlle/Castro/Hoerlle/Bianchessi (1 , MCR), a 20 voltas 5º) 111 - A.Toso/V.Virardi/L.Sena/G.Martins (III , Maserati), a 35 voltas 6º) 22 - R.Muller/E.Muller/F.Justo (III , BMW), a 60 voltas 7º) 7 - Stedile/Webber/Ricci/Stedile (II , Spyder), a 62 voltas 8º) 64 - Andrade/Amorim/Landi/Rossi (III , Audi A3), a 74 voltas 9º) 222 - Vieira/Halmenschlager/Ribeiro/Nehrke (IV , Gol), a 83 voltas 10º) 18 - J.Kreuz/R.Kreuz/JB.Rodrigues (1 , MRX), a 93 voltas 11º) 11 - P.Souza/S.Kuronuma/I.Diehl (IV , Gol), a 101 voltas 12º) 51 - T.Jr/E.Postal/I.Kicheberle (IV , Logus), a 147 voltas 13º) 28 - G.Trindade/C.Rosito/A.Diehl (III , Golf), a 210 voltas 14º) 2 - J.Castilhos/S.Loff (II , Spyder), a 238 voltas 15º) 53 - P.Avila/M.Martins/C.Beleza (IV , Gol), a 247 voltas 16º) 89 - M.Stumpf/R.Stumpf/J.Frigeri (II , Spyder), a 284 voltas 17º) 177 - D.Elias/M.Bernardi/J.Puhl/R.Lenke (IV , Gol), a 302 voltas 18º) 78 - E.Narciso/J.Bastos/H.Ott (IV , Uno), a 364 voltas 19º) 3 - C.Crestani/F.Mello (III , Maserati), a 380 voltas 20º) 1 - I.Toresan/E.Santo (II , Gol), a 396 voltas 21º) 31 - P.Fontes/M.Ritter/J.Fontes (IV , Fusca), a 426 voltas 22º) 77 - F.Baretta/A.Lima/R.Tardivo (IV , Gol), a 444 voltas 23º) 8 - A.Buneder/P.Poeta (IIIA , Ferrari), a 510 voltas 24º) 16 - Irineu Camargo (IIA , Spyder), a 510 voltas 25º) 9 - Claudio Ricci (IA , Tango), a 512 voltas 26º) 52 - Wagner Santos (IVA , Chevette), a 514 voltas 27º) 43 - Marcos Voges (IIIA , Opala), a 533 voltas 28º) 81 - N.Amaral (IVA , Passat), a 535 voltas
Melhor Volta: Kray/Genz/SantAnna/Castro/Castro, 1:04.169 (169,20 km/h)
fonte: CRONOMAP Timing www.cronomap.com.br
Fonte:Play Press
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