Com a mesma qualidade de ensino dos cursos presenciais, nova modalidade oferecida pela Anhanguera proporciona maior praticidade aos alunos
A partir deste semestre, moradores de Niterói e região terão uma nova oportunidade de acesso ao Ensino Superior. Com o mesmo conteúdo dos cursos presenciais, a Anhanguera Unipli está oferecendo cursos de graduação EAD no modelo online, no qual os alunos só precisam ir à unidade duas vezes por semestre para fazer provas. Os primeiros cursos ofertados neste modelo são: Administração, Ciências Contábeis, Letras, Serviço Social, Tecnologia em Gestão Hospitalar, Tecnologia em Recursos Humanos, Marketing, RH, logística e gestão pública.
De acordo com o professor e diretor da unidade, Ricardo Moreira, a proposta da Instituição é democratizar o acesso à educação em todo o país. “Muitas pessoas desistem de estudar por falta de tempo e disposição para se locomover até uma faculdade, e o ensino a distância acaba se tornando uma alternativa eficaz por conta da praticidade e da economia gerada, já que elas podem estudar de suas casas ou trabalho, evitando custos com transportes”, defende.
A matriz curricular do modelo online é a mesma das modalidades presencial e semipresencial, permitindo mobilidade ao aluno sem perda de conteúdo acadêmico. As disciplinas são oferecidas em blocos e têm duração bimestral. Como as aulas são gravadas e disponibilizadas num ambiente virtual, o estudante pode acessá-las a qualquer momento, de qualquer computador conectado à internet. Esclarecimentos de dúvidas e orientações são dados aos alunos por tutores a distância por meio de fóruns e chats em horários previamente agendados.
O ensino a distância no Brasil
Atualmente, mais de 3,5 milhões de brasileiros estudam em cursos a distância. O número representa aumento de 58% no total de matriculados em cursos de EaD em todo Brasil no comparativo dos anos de 2011 e 2009, quando o número de alunos era próximo a meio milhão. Hoje, 14,1% dos cursos de Ensino Superior oferecidos no País são realizados em formato a distância, segundo dados do último Censo EaD BR, divulgado em 2012.
|