A fabricante brasileira de bicicletas Caloi, a maior empresa do setor na América Latina, foi comprada pela canadense Dorel Industries. A transação foi anunciada nesta quinta-feira (22).
Fundada no Brasil em 1898, a Caloi teve 70% de suas ações vendidas à Dorel. Atualmente, a participação da empresa no mercado brasileiro é estimada em 40%, tanto no mercado de fabricação de bicicletas quanto no de peças e equipamentos. Em 2012, a Caloi registrou vendas de R$ 273,5 milhões, alta de 22% ante o ano anterior.
Segundo comunicado da Dorel à imprensa, com a compra, a fábrica da companhia no Brasil será transformada em um centro de produção da Dorel. A Caloi emprega cerca de 900 funcionários e, segundo a compradora, tem em Manaus a maior fábrica de bicicletas do mundo fora do sudeste da Ásia, com a produção de mais de 700 mil unidades por ano.
O comunicado ainda informa que a compra da participação majoritária foi fechada com base em um "múltiplo de um dígito alto sobre o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda)". Não foram informados outros valores.
Fonte:JCRS
|