Madri foi a terceira e última candidata a apresentar seu projeto para sediar os Jogos Olímpicos de 2020 na reunião do COI (Comitê Olímpico Internacional) em Buenos Aires, hoje. A capital espanhola concorre com Tóquio e Istambul. O resultado deverá ser anunciado a partir das 17h.
Juan Antonio Saramanch Jr., membro do COI e filho do ex-presidente honorário da entidade, foi o primeiro a falar. E deu o tom de todos os discursos na sequência: "Madri não é uma questão de promessa, porque todas já foram cumpridas. Madri precisa dos Jogos, Madri faz sentido", disse, repetindo o slogan da candidatura.
Assim como suas outras concorrentes, a a apresentação de Madri procurou logo de cara abordar o que é visto como problema para a realização dos Jogos: a crise econômica da Espanha. Para abordar o tema, o presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, foi convocado. "É meu dever e honra apresentar estar aqui para apoiar esse projeto nacional em que todo o povo espanhol depositou suas ilusões", disse, em espanhol.
Lendo um discurso, Rajoy afirmou que Madri vai cumprir o que promete porque 80% das obras necessárias para a realização da Olimpíada já estão prontas. Os outros 20%, segundo ele, serão garantidos pelo governo espanhol.
"Madri apresenta a candidatura mais sólida. Nossa capacidade de fazer as coisas e de cumpri-las não deixa lugar a dúvidas. Madri sempre cumpriu e cumprirá suas promessas", afirmou.
A apresentação de Madri foi a única que teve um imprevisto. A transmissão mundial via internet e TV foi interrompida por causa de uma forte chuva que caía em Buenos Aires.
Com isso, todas as pessoas fora da sala da reunião do COI, incluindo os jornalistas, perderam boa parte dos argumentos apresentados a favor da candidatura e só conseguiram ver o começo dos vídeos com imagens da cidade e das obras e instalações esportivas que já estão prontas.
O príncipe Felipe, que participou da Olimpíada de 92 em Barcelona, discursou sobre a importância do esporte para os jovens espanhóis.
Falou primeiramente em francês, mudou rapidamente para o espanhol e prosseguiu em inglês. "Os Jogos podem entregar um futuro brilhante para os jovens. Toda a Espanha quer os Jogos", afirmou.
Ele também disse que os Jogos ajudarão a Espanha em "seu futuro brilhante e iluminado"e "mais do que nunca fazem sentido", referindo-se à crise econômica.
Felipe terminou sua fala repetindo o mantra da delegação espanhola: nós vamos honrar nossos compromissos. "Nós cumprimos cada promessa das candidaturas anteriores. Madri será a escolha confiável para o esporte e para o COI".
A delegação espanhola que apresentou a candidatura também contou com a participação do jogador de basquete Paul Gasol, medalha de prata em Pequim e Londres.
Das quatro perguntas feitas por representantes do COI aos representantes de Madri, duas foram sobre os esforços da Espanha para resolver o problema de doping. O escândalo da
Operação Porto, que revelou uma rede de doping no país envolvendo transfusões de sangue ilegais, foi lembrado.
O presidente da candidatura madrilena, Alejandro Blanco, respondeu que a Espanha "está a altura dos países que mais lutam contra o doping, não somente na quantidade de testes, mas também por um compromisso do governo e dos atletas".
Blanco prometeu que a legislação antidoping no país será revista e adaptada para atender às normas.
Fonte:folhapress
|