Cerca de 750 mil passageiros devem passar pelo Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini – Concais durante a temporada de cruzeiros marítimos que começa neste domingo (10), no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. Segundo o diretor de operações do Concais, um trabalho de logística foi realizado para atender todos os passageiros dos 18 navios de cruzeiros que atracarão no cais santista.
O primeiro navio a chegar no Porto de Santos será o Empress, da armadora Pullmantur. A embarcação parte às 16h para três noites em Búzios e Ilhabela (SP) e dará início à temporada santista de cruzeiros marítimos que seguirá até o dia 25 de abril de 2014. Dez navios farão 158 escalas regulares no cais santista, enquanto as demais passam em trânsito, ou seja, sem embarque ou desembarque de pessoas.
O navio Sea Explorer, da armadora ISP, para apenas 111 turistas, passará pela primeira vez pelo cais santista. Outra novidade é o navio Preziosa, da MSC, o maior a atracar em Santos, com capacidade para 4.363 passageiros. Também passam pelo porto santista os navios Orchestra e Magnifica, da MSC, Fascinosa, da Costa Crociere, Splendour of the Seas, da Royal Caribbean, Sovereign, da Soberano, Empress e Zenith, da Pullmantur; Aida Cara, da Ainda, Silver Cloud, da Silver Sea. Já em trânsito, atracarão o Grand Celebration, da Ibero, Crystal Symphony, da Crystal Cruises, MS Marina e Regatta, da Oceania Cruises, Seven Seas Mariner, da Regent, Silver Spirit, da Silver Sea e Corinthian II.
A estrutura do terminal de passageiros foi ampliada para a nova temporada. Segundo Flavio Brancato, diretor de operações do Concais, as mudanças facilitarão o embarque e o desembarque. “Nós fizemos uma ampliação na área da bagagem, para funcionar de forma mais prática a entrega da bagagem pelos passageiros. Fizemos coberturas para o estacionamento dos ônibus, para mais conforto”, explica. O terminal continua com o serviço de cafeteria, lojas, caixas eletrônicos, agência de câmbio, operador de turismo, e posto de informações turísticas.
Outra novidade é que o Concais passou a contar com o Juizado Especial Civil, uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e a Universidade Santa Cecília (UNISANTA). No local haverá advogados e estagiários que atenderão passageiros visando a conciliação de suas solicitações, com base no Código de Proteção e Defesa do Consumidor.
Segundo o diretor do Concais, Flávio Brancato, antes da inauguração do novo espaço, as pessoas precisavam registrar queixas fora do terminal. "É um serviço muito bom, uma inovação. É inédito. O primeiro porto do Brasil a ter o serviço, que já existe em alguns aeroportos", diz o diretor do Concais. A unidade ocupa cinco salas e está situada no primeiro andar do Terminal Marítimo Giusfredo Santini. O funcionamento ocorrerá durante a temporada de cruzeiros, geralmente, de outubro a abril.
Os postos da Alfândega, Polícia Federal, Policia Civil, Anvisa, Ministério do Trabalho, Agricultura, Agências Marítimas e Despachantes e Autoridade Portuária (Companhia Docas do Estado de São Paulo –Codesp), Armadores, Posto de Informações Turísticas da Secretaria de Turismo de Santos e do Santos e Convention Bureau continuam dentro do terminal, para atender a outros problemas.
Logística Segundo o diretor operacional do Concais, a maior dificuldade é pensar na logística durante a temporada. Para atender milhares de passageiros foram contratados 425 trabalhadores. Para evitar a superlotação do terminal, como já aconteceu em outras temporadas, foram tomadas algumas medidas. Segundo Brancato, o problema é a organização e não o atendimento. “A gente fez o contato com essas empresas de transporte, que trazem esses passageiros, para que eles cheguem de maneira escalonada, para não vir todo mundo de uma vez só. Não adianta chegar às 6h sendo que ele só vai ser atendido às 12h”, explica Francato em relação aos passageiros que vem de outras partes do país para embarcar em Santos.
Já as pessoas que chegam ao terminal de carro podem optar em colocar o veículo no estacionamento do Concais, o único reconhecido pela Autoridade Portuária do Porto Organizado de Santos. A reserva de vagas pode ser realizada pelo próprio site do terminal, onde também é possível fazer simulações de valores de acordo com o período da viagem. O diretor alerta os passageiros para outros tipos de estacionamentos que não são confiáveis.
“O passageiro que vem de carro tem que estar alerta porque tem uma ação externa de outros estacionamentos. Esse pessoal faz uma ação perto do terminal, na própria cidade, assediando esse passageiro. Isso é muito ruim para a imagem da cidade e é um serviço não recomendado”, explica Brancato. Outra opção segura é utilizar os táxis credenciados na Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santos para trabalhar dentro do terminal.
Segundo Brancato, o Concais não é responsável pelo trânsito da cidade no entorno do terminal, que pode ficar congestionado com o início da temporada de cruzeiros no Porto de Santos. De acordo com ele, esse tipo de problema fica a cargo da Guarda Portuária e da CET.
Turismo regional Os passageiros que embarcam ou desembarcam em navios de cruzeiros no Porto de Santos poderão conhecer o Centro Histórico da cidade com um passeio de bonde.
Uma linha especial foi criada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e vai partir da rua Tuiuty, atrás da Bolsa Oficial do Café, com saídas a cada 30 minutos. O local será identificado por banner em português, inglês e espanhol. A nova linha terá o itinerário reduzido, com duração de 15 minutos, já que os passageiros dos transatlânticos dispõem de pouco tempo livre.
O passeio especial será monitorado por guias da Secretaria de Turismo (Setur) e terá custo R$ 5, com desconto de 50% para idosos, estudantes e professores, e isenção para crianças com menos de cinco anos. No quiosque do Concais os passageiros serão informados sobre a nova linha.
Fonte:G1- foto: Pullmanntur/divulgacao
|