Pela primeira vez uma picape, a Strada, da Fiat, foi o veículo mais
vendido no País. Em março, o modelo vendeu 13.020 unidades, desbancando o
tradicional líder Gol, da Volkswagen, que caiu para o terceiro lugar na
lista, com 12.540 unidades.
O compacto líder de vendas há 27 anos seguidos também perdeu, no mês,
para o Fiat Palio (12.870 unidades). O fim da produção, a partir de
janeiro, do Gol G4, o mais barato da linha, reduziu os volumes do
modelo, mas, segundo a Volkswagen, as vendas do novo Gol (G5),
"permanecem exatamente com a mesma participação de mercado dos últimos
meses".
O Gol G4 foi tirado de linha porque não era equipado com airbag e freios
ABS, itens de segurança que passaram a ser obrigatórios em todos os
automóveis a partir de janeiro deste ano. O mesmo ocorreu com o Mille,
que deixou de ser produzido e puxou para baixo as vendas do Uno, que
ficou na quinta posição no ranking em março, com 10.270 mil unidades.
No acumulado do trimestre, o Gol ainda segue como líder do mercado, com
48.290 unidades vendidas, 9.440 à frente da Strada e 9.530 à frente do
Palio (38.760 unidades). Na sequência estão Uno (34.310), Ford Fiesta
(31.130) e Onix, da GM (31 mil). O compacto up!, lançado em fevereiro
pela Volkswagen, ainda não deslanchou no mercado.
Marcas
Em março, a Fiat manteve a liderança no mercado nacional de automóveis e
comerciais leves, com 23,5% de participação nas vendas, enquanto a
General Motors ficou em segundo lugar (17,7%) e a Volkswagen em terceiro
(16,5%).
No trimestre, a ordem se mantém com Fiat à frente (22,5% de
participação), seguida por GM (17,6%) em acirrada disputa com a
Volkswagen (17,5%).
Em nota, a Volkswagen informa que "está diante da maior renovação do
portfólio de produtos de sua história, promovendo a modernização de suas
fábricas, com alterações em seu processos produtivos."
A empresa cita os lançamentos recentes do up! e da sétima geração do
Golf e afirma que, "no processo dessa ampla renovação é natural que as
vendas, em determinado momento, não acompanhem mês a mês a evolução do
mercado."
A Ford segue na quarta posição (9,1% das vendas), enquanto a Renault tem 6,7% de participação, com a Hyundai muito perto (6,6%).
Entre as montadoras que seguem com a produção normal, sem medidas de
corte em razão de queda de demanda e altos estoques estão Fiat, Hyundai e
Toyota. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.