De acordo com o Sistema Único de Saúde (SUS), pesquisas comprovam aumento de 20% na demanda de brasileiros por tratamentos homeopáticos nos últimos cinco anos. Tal crescimento resultou em quase quatro mil estabelecimentos - entre Unidades Básicas de Saúde (UBS), hospitais e Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFs) - que ofertam a prática gratuitamente.
Considerada como o segundo sistema terapêutico mais utilizado do mundo de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e reconhecido pelo Ministério do Trabalho como uma terapia integrativa, a homeopatia é capaz de oferecer soluções, muitas vezes definitivas, para vários adoecimentos. Principalmente no auge do verão úmido e chuvoso, Brasília e seus habitantes sofrem ainda mais com os problemas decorrentes da estação. Asmas, alergias e gripes, além de depressão, câncer, diabetes e até traumas emocionais são alguns dos muitos exemplos de desarmonias que podem ser tratadas com doses homeopáticas. Por conta de seus efetivos resultados, o Instituto Tecnológico Hahnemann, referência nacional nessa área, realiza o curso tradicional de Formação em Ciência da Homeopatia.
Com o apoio do Conselho Nacional de Homeopatias e Fitoterapia (CONAHOM) e da Associação Nacional dos Terapeutas Holísticos e Energéticos (ATENEMG), o curso proporciona, inicialmente, o autoconhecimento. “Ao estudar a matéria médica e os princípios da ciência da homeopatia, o interessado terá condições de ampliar este conhecimento para todos os reinos da natureza. Esta abordagem é inédita na homeopatia mundial”, explica Eliete M. M. Fagundes, coordenadora da disciplina há mais de 20 anos.
O curso, que busca o esclarecimento sobre o assunto e a capacitação de profissionais de todas as áreas, tem como objetivo ensinar aos participantes como a homeopatia trata o indivíduo como um todo de forma preventiva, não separando corpo e mente e mantendo o equilíbrio de todas as energias. Colocando todos esses conhecimentos de forma prática, ele conta com duas etapas divididas em um módulo por ano, totalizando carga horária de 400 horas/aula. Realizado sempre em um sábado por mês, de 8 às 18h, ao final de dois anos, o aluno receberá o certificado chancelado pelo Instituto Tecnológico Hahnemann e Homeobrás, que são aceitos pelos órgãos governamentais e particulares para fins de registro como especialista ou como expedição de alvará de Terapeuta Homeopata. As aulas iniciam esse mês e serão realizadas na capital paulistana (Avenida Jabaquara, 1.870, Saúde) e nas cidades de Indaiatuba (Rua Edésio José Capoyilla, 185, Jardim Esplanada) e Ribeirão Preto (Rua Américo Brasiliense, 1.639 A, Centro). A matrícula custa R$99 e a mensalidade R$198. Informações no www.homeopatias.com ou pelo telefone 3003-6777. Lembrando que a Vigilância Sanitária / ANVISA normatiza nacionalmente os receituários das farmácias homeopáticas e as indicações homeopáticas dos Terapeutas Homeopatas, desde que devidamente legalizados, são aceitas para manipulação.
|