O mercado brasileiro de PCs encerrou o mês de março com uma queda de
vendas de 37% em relação ao mesmo período do ano passado, para 915 mil
unidades, entre desktops e notebooks, informou nesta sexta-feira (16) a
consultoria IDC.
Na comparação com fevereiro, houve uma alta de 16%. Mas para a IDC, no
entanto, o cenário é negativo. "Tradicionalmente, março concentra um
grande volume de vendas e não foi o que aconteceu neste ano", disse a
consultoria em comunicado.
Para o ano, a expectativa da IDC é que sejam comercializadas 12,9
milhões de unidades. No ano passado, foram vendidas 13,9 milhões, queda
de 10% sobre o volume de 2012.
SAIBA MAIS
Samsung espera impulso nas vendas com Copa do Mundo
IBM tem receita abaixo do esperado com queda nas vendas de hardware
Sony alerta para risco de aquecimento e fogo em notebooks
Brasileiro cria computador na forma de Minion para os filhos
Segundo Pedro Hagge, analista de mercado da IDC Brasil, após um fraco
começo de ano, previa-se uma boa recuperação nas vendas de março, porém,
o que se viu foi um volume modesto. "Historicamente, em anos de Copa do
Mundo, o segmento varejista volta suas atenções para as vendas de TVs.
Considerando ainda as vendas de outros dispositivos como tablets e
smartphones e o cenário econômico modesto, o mercado de PCs sofreu um
grande impacto", analisa Hagge.