CINEMA MUNDO ECONOMIA CULTURA ESPORTES EDUCAÇÃO CONCURSOS CIÊNCIAS & SAÚDE
QUINTA-FEIRA, 21 DE NOVEMBRO DE 2024
ULTIMA NOTÍCIA:
Alexandre de Moraes abussa da sorte e manda investigar Michele, esposa de Bolsonaro
BUSCAR
   
  Notícias
Acontecendo
Africa
América do Sul
Automóveis & Motocicletas
Beleza
Brasil
Brasilia
Ciência & Saúde
Cinema & Teatro
Concursos & Emprego
Conteúdo
Cultura
Diversidade
Ecologia
Economia
Editorial
Educação
Entretenimento
Esportes
Gastronomia
Gente
Goiânia e Centro-Oeste
Goiás
Impecheament
Jurídico
Meio Ambiente
Moda
Mulher
Mundo
Música e Ritmos
Noite Rio
Planeta Criança
Policia
Politica
Poluição
Porto Alegre
Religião
Rio de Janeiro
RioPress
São Paulo
Saúde
Tecnologia
Tocantins
Turismo
União
Página Inicial / Notícias / Educação
  Educação
 
Qualidade de ensino acessível à classe C
Data Publicação:19/09/2014

Rankings como o da ONG www.MelhoresColegios.org ajudam a identificar quais são as instituições de ensino que melhor se enquadram no quesito “bom e barato”.

 

Foi-se a época do “bom tem de ser caro”. Estudantes oriundos de famílias da classe C com renda de até R$ 4.591.00 já não se satisfazem mais com qualquer instituição de ensino, que seja mais econômica, mas com grau de exigência menor. Já não basta ser barato, tem que ser bom. É aí que organizações como a organização não governamental www.MelhoresColegios.com podem ter participação fundamental na hora de ajudar a escolher qual a melhor instituição para matricular o filho.

 

Diferente da avaliação anual do Ministério da Educação (MEC), baseada nas notas do Enem, a www.MelhoresColegios.com utiliza uma metodologia quantitativa e qualitativa utilizada por organizações de outros países, como Estados Unidos, para estabelecer as dez melhores opções de cada estado. É usado um sistema de tabulação estatística de dados, um dos critérios utilizados na avaliação é o valor das mensalidades na relação custo benefício. No caso, o sistema de rating compara o valor com os benefícios dos outros seis indicadores.

 

A ONG apresentou mais de um ranking: as 10 melhores escolas do Brasil e as 10 melhores de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Só no eixo RJ-SP e SP-DF foram utilizados 25 analistas educacionais, e os próximos estados a liberarem os rankings serão ES, MG, RS, PR, SC, GO, MT e MS. A decisão de pais e alunos por uma instituição não se limita a um ou outro critério avaliado, mas pelo resultado do desempenho e satisfação no geral. “Por meios do portal www.MelhoresColegios.com é possível auxiliar os responsáveis a fazerem a sua escolha e ao gestor de cada instituição a identificar as falhas e direcionar os seus investimentos estrategicamente”, afirma Arlem Rosa, analista sênior da ONG. Para ele, “hoje os pais estão cientes de que uma boa escola não precisa necessariamente ser cara. Ela precisa formar cidadãos aptos a passar nas melhores universidades públicas e alcançar seus sonhos”.

 

O último levantamento da ONG mostrou que as escolas com atendimento aos alunos da classe C estão entre as que mais crescem no Brasil, e muitas estiveram entre as melhores no Enem em todas as capitais. Elas possuem mensalidades de até um salário mínimo, contudo não abrem mão da qualidade, com desempenhos destacados nos principais vestibulares.

 

Um dos motivos para isso é a já conhecida ascensão econômica de grande parte da população brasileira. Segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) o crescimento da classe média no Brasil vem acontecendo nos últimos dez anos. Essa categoria – que, segundo a FGV, inclui famílias com renda entre R$ 1.064 e R$ 4.591 e é denominada como ”classe C” - reuniu 51,89% da população em 2008, dez pontos percentuais a mais do que os 42,26% registrados em 2004.

 

O ranking

Com consultores espalhados em todo o país, as avaliações são realizadas a partir de critérios de análise no decorrer de todo o ano. Os princípios dos critérios estão na avaliação dos alunos e seus resultados alcançados dentro de sete quesitos pré-estabelecidos: desempenho médio no Enem, realizado pelo MEC, nos últimos três anos; desempenho nos principais vestibulares do Brasil, em que a fonte é o próprio site da escola; projetos socioeducativos e comunitários desenvolvidos pelos alunos, e nesse caso a metodologia consiste na avaliação de a instituição possuir projetos em pelo menos três áreas; depoimento de pais e estudantes na internet, fator fundamental para a análise de satisfação do público, por meio de um sistema analítico de busca inteligente que detecta todas as citações dos últimos três anos sobre a escola em sites de relacionamentos, de reclamações, blogs etc.; crescimento da escola nos últimos três anos, por meio das fontes MEC/INEP e as Secretarias estaduais de Educação, com objetivo de observar a adesão da sociedade à escola; opinião pública quanto à qualidade e força da Marca, utilizando o sistema de busca inteligente na internet, desconsiderando citações patrocinadas ou publicitárias; e o valor das mensalidades na relação custo benefício.





Nome:
E-Mail:
+ Notícia(s)
- Glaustin defende ao governo federal renovação e fortalecimento do Fundeb
- Saiba mais sobre a oficina Educar para a Cibercultura, que acontece no Centro
- Entenda o corte de verba das universidades federais e saiba como são os orçamentos das 10 maiores
- Seu filho não come? Coach de mães ensina como fazer isso em palestra online e gratuita
- Curso de Homeopatia tem início dia 23/03 no RJ
- Enem 2017 começa neste domingo para 6,7 milhões de participantes
- Enem 2017, inscrições começam nesta segunda-feira
- Estudar para o ENEM ficou mais fácil do que nunca!
- Inep divulga cartilha com dicas para ajudar estudantes na redação do Enem
- Doses homeopáticas para eliminar a ansiedade
Paginação:
     
MAIS PROCURADOS
Empresa
Reclamações
Regras de publicação


 
PRODUTOS
Publicidade
Artigos Acadêmicos
 
INTERAÇÃO
Contato / Reclamações / Sugestões
 
 
Goias Real - Todos os Direitos Reservados de 2004 a 2020.