O teatro gaúcho será apresentado no distrito federal e em Goiás.
Participe da nova etapa do Festival do Teatro Brasileiro
Em sua décima segunda edição, o Festival do Teatro Brasileiro seleciona
espetáculos de teatro e dança do Rio Grande do Sul para a programação no DF e GO
O Festival do Teatro Brasileiro, com o patrocínio da Petrobras, promove mais uma vez o intercâmbio cultural entre estados brasileiros. Depois de apresentar entre maio e julho de 2011 espetáculos de grupos mineiros para mais de 24 mil pessoas em São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, o FTB levará para o DF e GO uma amostragem do teatro feito no Rio Grande do Sul. De maio a julho de 2011, será realizado o FTB – Cena Gaúcha, etapas DF e GO.
As inscrições já estão abertas e serão selecionados espetáculos de teatro e dança, nas categorias adulto e infantil, que contemplem as várias vertentes das artes cênicas do Rio Grande do Sul. O Festival do Teatro Brasileiro que está em sua décima segunda edição conta, desde 2009, com o patrocínio da Petrobras e o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura/ Ministério da Cultura / Governo Federal.
Poderão se inscrever grupos de todo o estado no período entre 02 a 31 de janeiro de 2012, através de ficha de inscrição disponível no site www.alecrim.art.br. A seleção será feita por uma curadoria formada por jornalistas e críticos de teatro, que analisará todas as propostas apresentadas levando em consideração o ineditismo do espetáculo no Distrito Federal e Goiás, a excelência artística do espetáculo e a qualificação dos profissionais envolvidos. O regulamento completo se encontra no sitehttp://www.alecrim.art.br/cgedicao12. Em março de 2011, serão conhecidos os espetáculos selecionados.
O Teatro Gaúcho será, pela primeira, vez objeto de circulação do FTB. Outras quatro cenas – a baiana, pernambucana, cearense e mineira – já compuseram a programação do Festival. Este projeto que é singular no Brasil foi visto por mais de 125 mil pessoas em 12 unidades da federação (MA, CE, PE, SE, BA, DF, MG, ES, RJ, SP, PR e RS.) Com esta nova edição, o FTB quer contribuir com a difusão do que é mais representativo na produção cênica do Rio Grande do Sul.
Intercâmbio cultural entre os estados
Criado em 1999, o Festival do Teatro Brasileiro tem como um dos seus objetivos divulgar a produção teatral brasileira para os brasileiros. A cada etapa, um estado tem a chance de conhecer o produto cultural de outro estado. Além da Cena Baiana no Ceará e no Maranhão e da Cena Pernambucana na Bahia e em Sergipe, realizadas em 2009, o Festival já levou, por exemplo, a Cena Mineira ao Rio de Janeiro e as Cenas Baiana, Mineira e Pernambucana para Brasília e em 2011 a Cena Mineira foi para o Rio Grande do Sul. "A possibilidade de mostrar um painel representativo da produção cênica de um estado para o público de outro estado é uma das singularidades do FTB", explica Sergio Bacelar da Alecrim Produções Artísticas, de Brasília, idealizador e coordenador do Projeto.
O FTB se preocupa também em formar plateias e melhorar o acesso do público ao teatro, sem distinção de classe social. Como detalha Sergio: “Um dos principais compromissos do FTB é o de democratizar o acesso a bens culturais, a partir de apresentações em teatros, praças e feiras. E isso é realizado tanto de forma gratuita quanto com apresentações exclusivas para alunos da rede pública”.
Curadoria
A seleção dos grupos e espetáculos começa antes mesmo das inscrições ou convites. Curadores e produtores do FTB realizam uma pesquisa prévia, nos estados que receberão o evento, que permite conhecer melhor o público das localidades, seus gostos, além das potencialidades e deficiências do contexto onde estão inseridos. A partir destas informações, a curadoria irá compor um painel gaúcho representativo de montagens diversificadas. Nesse sentido, ela se reserva o direito de convidar espetáculos que achar fundamental para a composição da programação do FTB – Cena Gaúcha.
FTB e o Foco na Formação
Além de apresentar a preços populares ou de graça espetáculos de qualidade, uma das intenções do Festival do Teatro Brasileiro é contribuir para a qualificação de profissionais das diferentes etapas da cadeia produtiva das artes cênicas. Por isso, paralelamente às apresentações teatrais, o FTB realiza nos estados visitados oficinas de qualificação profissional.
Outra intenção do FTB é estimular a participação de estudantes da Rede Pública de Ensino nas apresentações dos espetáculos. Desse modo, na programação de atividades do FTB a formação de plateia se faz intensa. Milhares de estudantes, a cada etapa, são acompanhados por arte-educadores em sala de aula antes e depois de assistirem aos espetáculos. Um processo que aproxima da escola a produção artística e fruição cultural.
Festival do Teatro Brasileiro (histórico)
O Festival do Teatro Brasileiro começou a ser desenhado em 1997, quando a Alecrim Produções Artísticas iniciou sua produção em Brasília com espetáculos de grupos da Bahia. A experiência mostrou que o teatro baiano oferecia peças teatrais de excelência, com diferentes linguagens, que poderiam compor uma mostra.
A primeira edição da Mostra de Teatro da Bahia foi realizada em 1999. Os resultados alcançados levaram à realização da segunda edição no ano seguinte. Cada edição contou com a participação de quatro espetáculos. Com um intervalo de dois anos, o projeto alcançou importante grau de amadurecimento, passando a se chamar Festival do Teatro Brasileiro (FTB) para que pudesse propor o intercâmbio para outros estados. Naquele ano, o foco ainda foi a Bahia e se chamou FTB – Cena Baiana, quando foram apresentados oito espetáculos. Destacaram-se nessas primeiras edições a participação do então promissor ator Wagner Moura; e das atrizes Rita Assemany, com o espetáculo Oficina Condensada, e Nilda Spencer, grande nome do teatro brasileiro.
Em 2003, foi a vez do FTB – Cena Pernambucana, com a apresentação de sete espetáculos. Nesse momento, o Festival deu um novo passo, acrescentando à programação apresentações de rua; além do deslocamento de algumas apresentações para as cidades do entorno e a realização de oficinas de qualificação profissional. Foram destaques naquela edição o Grupo Piane, com o espetáculo “Ditirambos”, e, Geninha da Rosa Borges, veterana do Teatro Pernambucano.
Dois anos depois, foi a vez da Cena Mineira com oito espetáculos. Mais uma vez o projeto inovou com a realização de oficinas de média duração. Uma de construção de instrumentos e transmissão de ritmos da cultura musical popular para 180 jovens em situação de vulnerabilidade; e outra para três jovens grupos de Brasília, com 240 horas de trabalho, coordenada por Chico Pelúcio, ator do grupo Galpão.
Em 2007, o projeto ocorreu pela primeira vez fora do Distrito Federal. Iniciava em 12 de janeiro, o FTB- Cena Mineira no Rio de Janeiro, mesma data em que estreavam outras 22 produções teatrais na Cidade Maravilhosa, vitrine do teatro brasileiro. Apesar da forte concorrência, os resultados não poderiam ter sido melhores. A taxa de ocupação em todas as sessões foi superior a 90%; as apresentações de rua empolgaram a platéia; e a mídia deu amplo destaque, o que comprovou o potencial do projeto.
A oitava edição do Festival do Teatro Brasileiro ocorreu no primeiro semestre de 2009, com o intercâmbio entre o teatro pernambucano e os cenários da Bahia e Sergipe, mobilizando cerca de 16.000 espectadores para as 40 apresentações. No mesmo ano o FTB realizou sua nona etapa, com a Cena Baiana sendo apresentada nos estados do Ceará e Maranhão. Ao todo foram 17 espetáculos vistos por quase 20 mil pessoas.
A décima edição do Festival, com a apresentação da Cena Cearense em MG e ES teve, nas suas 76 ações, um público superior a 16.000 pessoas. As 30 apresentações e 03 exibições de Vídeo-Dança realizadas em Belo Horizonte, Betim e Sabará, mobilizaram, um público de 6.129 pessoas.
Em 2011 foi a vez dos gaúchos, paranaenses e paulistas receberem a Cena Mineira. O projeto, nas suas 111 ações, teve um público superior a 24 mil pessoas. 18 espetáculos de 15 diferentes grupos e coletivos mineiros apresentaram seus espetáculos 86 vezes. 61 apresentações foram realizadas em teatros nas cidades de Campinas, Paulínia, Sorocaba, Curitiba, Ponta Grossa, Araucária, Porto Alegre, Caxias do Sul e Novo Hamburgo com cobrança de ingressos a R$ 5,00 a meia-entrada e R$ 10,00 a inteira. Foram 25 apresentações de rua, gratuitas, para um público de 5.735 pessoas. Foram realizados 10 bate papos entre público e plateia após as apresentações.
O FTB teve 5 núcleos de produção gerando 291 empregos diretos. Além de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul com 115 pessoas, outros 2 núcleos, um em Brasília e outro em Belo Horizonte geraram outros 20 empregos temporários. Foram 156 artistas e técnicos mineiros que participaram da caravana. A aproximação cultural proposta pelo FTB entre os diferentes estados gerou momentos de reflexão sobre o quanto é importante essa integração. Os resultados conquistados, afiançados pelos depoimentos dos artistas mineiros, do público e da classe teatral de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, confirmaram a disposição para a troca de experiências proposta pelo Festival. O Festival do Teatro Brasileiro na sua décima primeira edição contribuiu para estreitar laços, fortalecer a rede de relações da cena teatral brasileira. O FTB demonstrou novamente ser uma importante ação cultural de aproximação entre os estados brasileiros e contribuiu efetivamente para a circulação das artes cênicas no Brasil!
SERVIÇO
Festival do Teatro Brasileiro – Cena Gaúcha, etapas DF e GO
Inscrições de propostas: de 02 a 31 de janeiro de 2012
Regulamento e ficha de inscrição disponíveis no sitehttp://www.alecrim.art.br/cgedicao12
Sugestão de entrevistas:
Sergio Bacelar (Alecrim Produções Artísticas) – idealizador/coordenador do Festival do Teatro Brasileiro: (61)9213-8574 e (61)3367-5432
e-mail: teatro@alecrim.art.br
Informações: Liga Produção Tel. (51) 3018-1848/3061-0787 Email: liga@liga.art.br
Assessoria de imprensa RS:
Bebê Baumgarten e Kellen Hoehr/ BD Divulgação
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