 |
Desde as 19h de quinta (27), o Procon de São Paulo realiza uma operação especial para atender os consumidores durante a Black Friday. Segundo o balanço mais recente do órgão, das 10h20 desta sexta (28), as empresas mais criticadas até o momento são B2W (Americanas.com, Submarino e Shoptime), Saraiva, e Nova Pontocom (Pontofrio.com.br, Casasbahia.com.br, e Extra.com.br), somando 72% das reclamações.
Em apenas 15 horas foram registrados 527 atendimentos, a maioria pelo telefone 151 e pela página do órgão no Facebook. No Twitter, foram 85 manifestações e, no site do Procon, 89. Os principais problemas relatados, que representam 84% do total, foram sites intermitentes (falha nas páginas), mudança de preço na finalização da compra e produto ou serviço anunciado indisponível.
“Apesar dos avanços, os resultados da madrugada mostraram que algumas grandes redes de varejo ainda não aprenderam com os erros de 2013. Respeitar o consumidor é obrigação das empresas. As companhias serão multadas pelas irregularidades cometidas”, destaca o diretor executivo do Procon-SP, Alexandre Modonezi. Eletrônicos lideram as buscas Segundo dados do Busca Descontos em parceria com a ClearSale, até o meio-dia os produtos eletrônicos lideravam o ranking de categorias mais procuradas, com 42,27%. Em seguida vêm itens de esporte e lazer (15,04%), informática (10,96%), viagens (10,65%) e moda (7,3%).
O balanço parcial de vendas da Black Friday até meio-dia apontava para 588.046 pedidos nas lojas online participantes, com faturamento de R$ 248.759.707.
|