CINEMA MUNDO ECONOMIA CULTURA ESPORTES EDUCAÇÃO CONCURSOS CIÊNCIAS & SAÚDE
SEXTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2026
ULTIMA NOTÍCIA:
Alexandre de Moraes abussa da sorte e manda investigar Michele, esposa de Bolsonaro
BUSCAR
   
  Notícias
Acontecendo
Africa
América do Sul
Automóveis & Motocicletas
Beleza
Brasil
Brasilia
Ciência & Saúde
Cinema & Teatro
Concursos & Emprego
Conteúdo
Cultura
Diversidade
Ecologia
Economia
Editorial
Educação
Entretenimento
Esportes
Gastronomia
Gente
Goiânia e Centro-Oeste
Goiás
Impecheament
Jurídico
Meio Ambiente
Moda
Mulher
Mundo
Música e Ritmos
Noite Rio
Planeta Criança
Policia
Politica
Poluição
Porto Alegre
Religião
Rio de Janeiro
RioPress
São Paulo
Saúde
Tecnologia
Tocantins
Turismo
União
Página Inicial / Notícias / Mundo
  Mundo
 
Igrejas do Quênia usam seguranças armados em celebrações de Páscoa
Data Publicação:06/04/2015

Neste domingo (5), igrejas do Quênia contrataram seguranças armados para protegê-las durante as celebrações da Páscoa. A medida é consequência do ataque de militantes islâmicos a uma universidade do país na quinta (2), que deixou 148 mortos, a maioria cristãos.

"Estamos muito preocupados com a segurança de nossas igrejas e fiéis, pois está claro que os militantes buscam atacar cristãos", disse Willybard Lagho, uma das lideranças católicas do país.

Na Basílica da Sagrada Família, em Nairóbi, dois policiais uniformizados e armados com rifles se posicionaram ao lado da porta principal. Dentro, havia outros guardas à paisana.

Três seguranças privados revistavam o público com detectores de metal manuais, enquanto um quarto profissional revistava os carros em busca de explosivos.

"Todos estão ansiosos e você nunca sabe o que acontecerá, mas nós acreditamos que nosso maior protetor é Deus e estamos rezando", disse Samuel Wanje, 27, um dos cristãos que foi à basílica.

No Quênia, 83% da população de 44 milhões de pessoas é formada por cristãos.

Atirador estava desaparecido
Um dos atiradores que participou do ataque à universidade é filho de um funcionário do governo do país.

Abdirahim Abdullahi integra a família de um funcionário de Mandera, perto da fronteira com a Somália. Ele se formou em Direito na Universidade de Nairóbi e se juntou ao grupo radical islâmico Al Shabaab em 2013.

"O pai havia informado às autoridades que seu filho tinha desaparecido e estava ajudando a polícia a encontrá-lo quando aconteceu o ataque", disse Mwenda Njoka, porta-voz do Ministério do Interior do Quênia.

"Ele era um estudante brilhante, mas então aderiu a essas ideias loucas", prosseguiu Njoka. O governo não informou se Abdullahi foi um dos quatro atiradores mortos pela polícia, um dos cinco acusados que foram presos ou se segue sendo procurado.

No sábado (4), o Al Shabaab prometeu realizar novos ataques contra cidades do Quênia e deixá-las "vermelhas de sangue. A organização radical, que é baseada na vizinha Somália e afiliada à Al Qaeda, exige que o governo queniano retire suas tropas que lutam contra rebeldes em território somali.

O presidente do Quênia, Uhuru Kenyatta, pediu maior apoio dos países islâmicos para conter os extremistas e disse que essa tarefa é complexa pois "os planejadores e financiadores dessa brutalidade estão profundamente inseridos em nossas comunidades.




Fonte:folhapress



Nome:
E-Mail:
+ Notícia(s)
- Joe Biden toma posse como presidente dos EUA em evento virtual
- Trump conta com apoio do Congresso para Presidência dos Estados Unidos
- Trump anula sanções contra Pyongyang por apreço a Kim Jong Un
- Guaidó chega a Bogotá para aumentar pressão contra Maduro na Venezuela
- Observadores da ONU para cessar-fogo no Iêmen chegam a Hodeida em meio a novos confrontos
- Itamaraty não recebeu notícias de brasileiros vítimas de tsunami
- Trump rejeita acordo para evitar paralisação do governo
- Devedor pode ter passaporte e CNH bloqueados até quitar os débitos; entenda
- Goodyear fecha fábrica na Venezuela e paga funcionários com pneus
- Graças à sonda InSight, a humanidade agora pode ouvir os ventos de Marte
Paginação:
     
MAIS PROCURADOS
Empresa
Reclamações
Regras de publicação


 
PRODUTOS
Publicidade
Artigos Acadêmicos
 
INTERAÇÃO
Contato / Reclamações / Sugestões
 
 
Goias Real - Todos os Direitos Reservados de 2004 a 2020.