A campanha de Dia dos Namorados do Boticário que mostra diferentes
tipos de casais, heterossexuais e homossexuais, trocando presentes,
virou alvo de protestos e ameaça de boicote à marca nas redes sociais e
até de denúncia ao Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação
Publicitária).
O órgão informou nesta terça-feira (2) que abriu um processo para
julgar a propaganda após receber mais de 20 reclamações de consumidores
que consideraram a peça "desrespeitosa à sociedade e à família". Ainda
não há data para o julgamento.
Procurada pelo G1, O Boticário informou que "não recebeu, até o momento,
nenhuma notificação do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação
Publicitária), em referência à campanha “Casais” para o Dia dos
Namorados".
A página da marca de cosméticos no Facebook também recebeu uma
enxurrada de manifestações, incluindo mensagens de teor homofóbico, mas
também muitos elogios à propaganda.
No YouTube, acabou se instalando uma espécie de "competição" para ver
se o comercial ganhava mais aprovações ou reprovações. Na tarde desta
terça-feira, por volta das 17h, os "likes" ultrapassaram os "dislikes",
com número de 172.833 contra 149.622. Assista ao vídeo
Vários internautas chegaram também a registrar seus protestos no
Reclame Aqui, site de reclamações sobre atendimento compra e venda de
produtos e serviço.
"O Boticário perdeu a noção da realidade, empurrando essa propaganda
que desrespeita a família brasileira. Não tenho preconceito mas acho que
a propaganda á inapropriada para a TV aberta, a partir de hoje não
compro mais nem um só sabonete lá e eu era cliente", escreveu um
consumidor.
Segundo o Reclame Aqui, desde o dia 25 de maio, quando o vídeo foi
lançado, até o dia 1º de junho, foram 90 reclamações abertas, sendo 84
delas contra e 6 a favor da propaganda.
"DIVERSIDADE DO AMOR"
A marca anunciou o lançamento do comercial como uma defesa da "diversidade do amor", "além das convenções".
Em nota enviada ao Reclame Aqui, o Boticário reforçou o seu
posicionamento: "O Boticário acredita na beleza das relações, presente
em toda sua comunicação. A proposta da campanha “Casais”, que estreou em
TV aberta no dia 24 de maio, é abordar, com respeito e sensibilidade, a
ressonância atual sobre as mais diferentes formas de amor –
independentemente de idade, raça, gênero ou orientação sexual -
representadas pelo prazer em presentear a pessoa amada no Dia dos
Namorados. O Boticário reitera, ainda, que valoriza a tolerância e
respeita a diversidade de escolhas e pontos de vista". O posicionamento
foi reiterado em nota enviada ao G1 nesta terça.
O Conar informou, por meio da sua assessoria de imprensa, que a
abertura do processo para julgar o comercial não impede que a propaganda
continue a ser veiculada. O órgão costuma ser cauteloso em casos
envolvendo questões morais e o código de autorregulamentação
publicitária veda qualquer tipo de preconceito. A previsão é que o caso
seja julgado pelo conselho de ética do Conar em até 45 dias.
OUTRO CASO
Em abril, o bombom Sonho de Valsa também trouxe um novo ponto de
vista sobre o amor em campanha que entrou em rede nacional. Com o mote
"Pense Menos, Ame Mais", a propaganda mostrou casais de diversos tipos
em beijos apaixonado, enquanto o narrador levanta hipóteses sobre seus
pensamentos.
No filme de 60 segundos são mostrados um casal de idosos, um branco e
uma negra, uma gestante e seu marido, um homem em uma cadeira de rodas e
uma mulher sentada em seu colo e também um casal de homossexuais do
sexo feminino.
Segundo o Conar, não chegaram reclamações ao órgão contra o comercial.
Fonte:G1
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