|
Maduro pede que CNE e Constituinte fixem data de eleições presidenciais |
Data Publicação:05/02/2018 |
Caracas, 3 fev (EFE).- O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pediu neste sábado ao Conselho Nacional Eleitoral (CNE) que fixe a data das eleições presidenciais, que deverão acontecer antes de maio por decreto da Assembleia Constituinte, e assegurou que "estão dadas as condições" para a realização dos pleitos.
"Peço ao CNE e à Assembleia Nacional Constituinte que, sem demora, nesta mesma semana fixem a data das eleições presidenciais deste ano 2018. De maneira imediata", disse Maduro em um encontro com a coalizão governista Grande Polo Patriótico (GPP) em Caracas.
Maduro declarou também que "as condições políticas são excepcionais", já que a Venezuela conta com "um sistema eleitoral reconhecido como o melhor do mundo ".
A data das eleições presidenciais na Venezuela, bem como as "garantias" para estes pleitos, é um dos pontos centrais das últimas conversas realizadas entre o governo e a oposição na República Dominicana, após a decisão da Constituinte de convocar estas eleições para antes de maio.
A oposição, que ainda não decidiu sobre sua participação nos pleitos presidenciais, está em desacordo com que as eleições aconteçam no primeiro quadrimestre do ano, já que consideram que não será possível dar condições "justas" nem "transparentes".
Além disso, alega que o governo quer decidir quem será o candidato do antichavismo, pois os principais nomes dos oponentes a Maduro se encontram inabilitados, como Henrique Capriles, ou presos como Leopoldo López.
Os partidos destes dois dirigentes opositores não poderão participar nas próximas eleições presidenciais, uma vez que a legenda de Capriles não foi validada pelo CNE, enquanto a de López decidiu não participar no processo de validação. EFE
Fonte:EFE
|
|