|
Tillerson elogia papel do grupo de Lima em crise na Venezuela |
Data Publicação:09/02/2018 |
O secretário de Estado americano, Rex Tillerson, elogiou, nesta terça-feira (6), a liderança do Peru e o papel do grupo de Lima na busca por uma solução regional para a crise que afeta a Venezuela.
"Os Estados Unidos apreciam a liderança do Peru na região e, em particular, o papel muito importante desempenhado pelo grupo de Lima ante a terrível destruição dos processos democráticos na Venezuela", disse Tillerson à imprensa após uma reunião a portas fechadas com o presidente peruano, Pedro Pablo Kuczynski.
O chefe da diplomacia americana destacou que teve "uma troca muito boa acerca do que podemos fazer para que a Venezuela volta à sua Constituição legal" com o mandatário peruano.
A cúpula das Américas, que o Peru organiza para 13 e 14 de abril em Lima, na qual podem estar presentes os presidentes Donald Trump e Nicolás Maduro, também foi um dos assuntos da conversa.
"Acho que a agenda sobre corrupção e bom governo será útil", acrescentou Tillerson.
O tema central da cúpula é a governabilidade democrática frente à corrupção.
Kuczynski, que motivou a criação do grupo de Lima em 2017, indicou que o coletivo "está pronto para se pronunciar sobre as eleições na Venezuela", que Caracas convocou antecipadamente para antes de 30 de abril.
"Certamente achamos que é preciso fortalecer a ajuda humanitária à Venezuela, porque de outra forma teremos um país com gravíssimos no meio desta região pujante", disse o presidente peruano.
Tillerson e Kuczynski discutiram por cerca de uma hora no último dia da visita do secretário do Estado ao Peru.
O "grupo de Lima" é integrado por 12 países americanos, que analisam a crise econômica e social na Venezuela.
Tillerson viajou a Bogotá nesta manhã, para a próxima etapa de sua viagem pela região, que inclui México, Argentina, Peru, Colômbia e Jamaica.
Fonte:Yahoo.com
|
|