Frascos vazios e vencidos de vacina contra H1N1 foram descartados de maneira irregular em um terreno em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal. Além dos vidros, foram encontrados cartelas de remédios, agulhas e seringas.
Os frascos tinham data de validade até 2014. Pelo número das vacinas e numerações do lote, a Secretaria Municipal de Saúde garantiu que os materiais não foram descartados por nenhuma unidade pública.
“Na rede pública, teve a contratação de uma empresa que faz a coleta e incineração de todo material descartado. Então, esse material não é nosso”, disse o secretário de Saúde da cidade, Whaterson Roriz.
A suspeita é que o descarte foi feito por uma clínica particular da cidade, que não respeitou as normas exigidas pela vigilância sanitária. Fiscais da secretaria foram até o local e retiraram todo o material da rua para serem descartados de maneira correta.
H1N1
Goiás já registrou 28 mortes por H1N1 este ano. Devido à grande procura, as vacinas contra a doenças chegaram a se esgotar em todos os postos de saúde de Goiânia e Itumbiara. Porém, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, uma nova remessa, contendo 87 mil doses chegou e está sendo encaminhada aos municípios.
As mortes registradas pela doença ocorreram em 13 cidades de Goiás:
Goiânia – 13
Trindade – 2
Aragoiânia – 1
Hidrolândia – 1
Campo Alegre de Goiás – 1
Jaupaci – 1
Palmeiras de Goiás – 1
Anápolis – 1
Pirenópolis – 1
Carmo do Rio Verde – 1
Rio Verde – 3
Morrinhos – 1
Silvânia – 1
O órgão informou ainda que mais da metade da população goiana que compões os grupos prioritários para a vacinação contra a Influenza já foram imunizados.
Veja o calendário de vacinação para o estado
13/04 a 20/05 – Idosos, trabalhadores da saúde e pessoas com doenças cardíacas e respiratórias graves
23/04 a 27/04 – gestantes, puérperas e crianças
30/04 a 11/04 – professores
12/05 – Dia D: serão vacinados todos os grupos prioritários da campanha
14/05 a 1/06 – todos os grupos prioritários da campanha
Indígenas: podem ser vacinados durante todo o período da campanha
Presos e funcionários do sistema prisional: o agendamento será feito a critério do município no período da campanha.
Fonte:https://g1.globo.com
|