Goiás registrou 50 mortes confirmadas por gripe H1N1 até esta terça-feira (29), de acordo com boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-GO). A cidade com maior número de ocorrências foi Goiânia (19), seguida por Rio Verde (5), Trindade (4), Anápolis (3) e Aparecida de Goiânia (3).
Os dados representam 28% das mortes contabilizadas em todo o país pelo Ministério da Saúde – 178, até 19 de maio. O quadro levou o estado a antecipar em dez dias o início da campanha de vacinação. Iniciada em 13 de abril, a imunização se estende em Goiás até 1º de junho.
A vacina também protege contra H3N2, que já matou quatro pessoas no estado neste ano, e Influenza B, que causou uma morte.
São considerados integrantes do público-alvo crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, pessoas com 60 anos ou mais, indígenas, trabalhadores da saúde, professores, portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, funcionários do sistema prisional e adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos que cumprem medida socioeducativa ou estão presos.
No momento da vacinação, é obrigatória a apresentação de um documento pessoal. As puérperas devem apresentar, além do documento pessoal, um documento que comprove a gestação (certidão de nascimento do filho ou cartão de gestante).
Já os trabalhadores de saúde, professores e trabalhadores do sistema prisional devem apresentar documento que comprove vínculo ou categoria profissional, entre os quais contracheque, crachá e outros.
Em Goiânia, a Secretaria Municipal de Saúde informou ter 429.101 pessoas até esta terça-feira (29). ''A população de Goiânia sempre atende aos chamados nas campanhas de vacinação, mas desta vez a grande adesão nos surpreendeu'', disse a Secretária de Saúde, Fátima Mrué.
O Ministério da Saúde informou que, até 25 de maio, 1.639.754 de pessoas tinham sido vacinadas em todo o estado. Esse número corresponde a 97,9% do público-alvo.
Lista de cidades que registraram morte por H1N1 em Goiás
.Alexânia (1)
.Aragoiânia (1)
.Campo Alegre de Goiás (1)
.Formosa (1)
.Palmeiras de Goiás (1)
.Silvânia (1)
.Araguapaz (1)
.Jaupaci (1)
.Pires do Rio (1)
.Rialma (1)
.Carmo do Rio Verde (1)
.Jataí (2)
.Morrinhos (2)
.Rio Verde (5)
.Hidrolândia (1)
.Anápolis (3)
.Trindade (4)
.Goiânia (19)
.Aparecida de Goiânia (3)
Sintomas, prevenção e tratamento
Os principais sintomas da gripe H1N1 são os mesmos de um estado gripal comum, como febre que dura entre 3 e 5 dias, tosse seca, secreção e dores no corpo. Quem tiver esses sintomas deve procurar atendimento médico, afirma a Secretaria Municipal de Saúde.
Indivíduos doentes devem manter repouso, alimentação balanceada e ingestão de líquidos adequada e evitar contato com outras pessoas em ambientes fechados e aglomerados.
A forma mais eficaz de evitar a transmissão do vírus é a higienização das mãos, principalmente com álcool gel. Também é recomendável cobrir a boca e o nariz ao espirrar.
Fonte:https://g1.globo.com/go/goias
|