|
Trump reclama de ida ao G7 e pensa em desistir de viagem, diz jornal |
Data Publicação:07/06/2018 |
O presidente americano, Donald Trump, tem reclamado a aliados da viagem que fará nesta sexta (8) para o Canadá e ameaça cancelar sua participação no encontro do G7 (grupo das sete economias mais desenvolvidas do mundo).
A informação foi divulgada nesta quinta-feira (7) pelo jornal americano Washington Post.
Segundo a publicação, o presidente teria dito que a ida ao Canadá para a cúpula seria uma distração que poderia atrapalhar sua preparação para a reunião que terá com o ditador norte-coreano, Kim Jong-un, na próxima terça (12) em Singapura —considerada a prioridade atual da política externa americana.
Trump teria dito a assessores que o encontro do G7 é uma perda de tempo porque ele discorda da maioria dos líderes que estarão presentes no Canadá e não gostaria de ouvi-los reclamar das atuais políticas comerciais americanas.
A cúpula acontece em Charlevoix, uma cidade rural próxima a Québec.
O Washington Post diz ainda que Trump estaria irritado porque deve se encontrar na cidade canadense com líderes com os quais não se dá bem, como a chanceler alemã, Angela Merkel, a primeira-ministra britânica, Theresa May, e o premiê canadense, Justin Trudeau.
Caso realmente desista de comparecer ao encontro, Trump deve ser substituído por seu vice, Mike Pence, como ocorreu em abril durante a Cúpula das Américas.
Apesar disso, porém, a maioria dos assessores acredita que Trump deve manter o planejamento e ir ao Canadá, mas que lá pode manifestar críticas ao G7 e se recusar a assinar o comunicado conjunto ao fim do encontro. Ele deve ficar no país até sábado (9), de onde vai viajar direto para Singapura.
Fonte:Yahoo.com
|
|