O momento da realização de exames para obter o diagnóstico do Câncer de Mama inspira cuidados específicos durante a gravidez. Em caso de suspeita do surgimento da doença na gestação, o exame preferencial é o ultrassom, que não expõe a criança a radiações que prejudicam a formação das células. Mais precisamente, a radiação pode ocasionar a agenesia do fêmur (ausência do osso que liga o joelho a bacia). A situação é crítica durante o primeiro trimestre de gestação.
- A mamografia não deve ser realizada a menos que haja uma suspeita real de câncer. Se for necessário, o exame é realizado com um avental de chumbo que protege o abdômen. O bebê ainda está se formando, ainda há muitas células que não estão bem desenvolvidas - explica a diretora médica da MAMORAD, Radiá dos Santos.
As mulheres devem se certificar de que não estão grávidas ao realizar qualquer exame radiológico. O Câncer de Mama na gravidez não é tão frequente, mas acontece. Após a descoberta do nódulo, ainda é necessário verificar se a lesão é benigna, o que acontece na maioria dos casos. A gestação no último trimestre não apresenta problemas na formação da criança em consequência de exames radiológicos.
Estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que cerca de 52 mil mulheres brasileiras apresentarão a neoplasia em 2012. O Instituto aponta que a neoplasia, de forma geral, atingirá a faixa aproximada de 125 a cada 100 mil mulheres em 2012, apenas em Porto Alegre. O índice do Rio Grande do Sul é um pouco mais otimista, esperando o surgimento de 81 casos a cada 100 mil gaúchas durante o ano.
Redação: Rafael Dias Borges Coordenação: Marcelo Matusiak
MAMORAD
A Clínica MAMORAD está situada em Porto Alegre, no bairro Bela Vista. A empresa tem 19 anos de atividade, passando por diversas transformações, sempre voltada ao diagnóstico por imagem das mamas. Foi a primeira clínica do Brasil idealizada com o foco exclusivo na mulher e no exame de mamografia, que continua sendo o método mais eficaz na detecção precoce do Câncer de Mama. A concepção do modelo da clínica foi criação da Dra. Radiá Pereira dos Santos, que há mais de 30 anos se dedica exclusivamente ao diagnóstico radiológico das doenças mamárias, pois possui o título de especialista em radiologia e mastologia, pelas respectivas entidades de especialidade médica oficiais.
|