A Guarda Civil Metropolitana (GCM) lançou nesta terça-feira (19) a campanha “Pipa sem Cerol”, com o intuito de conscientizar crianças e adolescentes para o perigo do uso de linhas com material cortante durante a brincadeira. Mesmo antes da ação, a corporação já estava atuando para coibir a situação. Tanto que nos últimos dez dias, foram apreendidos quase 15 mil metros de linhas com cerol, linha chilena e indonésia. Nos últimos dois anos, segundo dados de município, não foram registradas nenhuma morte envolvendo o uso desses materiais.
A campanha é realizada desde 2010, quando foi registrado um grande número de acidentes envolvendo cerol. Naquele ano, foram quatro mortes e 43 feridos. Nos últimos oito anos, sete pessoas morreram vítimas do certol. Desde então, a GCM desenvolve trabalhos nas escolas municipais para conscientizar os alunos sobre o risco desses materiais.
O porta-voz da corporação, Valdison Batista, disse que o trabalho vem apresentando bons resultados, mas ainda há muito que se fazer. "Nos últimos dois anos não tivemos nenhuma morte e vamos trabalhar para que não haja nenhuma esse ano também. Sobre as apreensões, ano passado foram recolhidos 200 mil metros de linha. Este ano, antes mesmo do lançamento da campanha já fora quase 15 mil, o que demonstra que podemos ter uma apreensão recorde", afirmou.
Apesar de não haver mortes, a corporação não soube informar o número de feridos com o uso do material.
Fonte:https://g1.globo.com/go/goias
|