|
Adolescente palestino morre em Gaza após confrontos na fronteira com Israel |
Data Publicação:05/08/2018 |
Um adolescente palestino morreu neste sábado depois de ser ferido por tiros de soldados israelenses em um protesto perto da barreira que separa Israel da Faixa de Gaza, segundo o Ministério da Saúde deste território palestino.
O adolescente de 15 anos foi atingido por um tiro no peito na sexta-feira, durante confrontos com o exército israelense, informou o porta-voz do ministério da Saúde do território palestino, Ashraf Al Qodra.
Sua morte eleva a dois o número de palestinos mortos nos protestos de sexta-feira. Eles foram enterrados neste sábado.
Segundo o exército israelense, cerca de 8 mil palestinos se reuniram em diferentes pontos ao longo da fronteira nesta sexta-feira. Alguns conseguiram "se infiltrar" em Israel e lançaram bombas incendiárias e um "artefato explosivo".
Ao menos 159 palestinos morreram na Faixa de Gaza desde que 30 março, quando começaram os grandes protestos contra o bloqueio israelense e para exigir o direito de retorno dos palestinos, expulsos de suas terras com a criação do Estado de Israel, em 1948.
Em 20 de julho, um soldado israelense foi morto por um palestino durante uma operação do exército perto da cerca de fronteira, a primeira vítima de Israel nesta região desde a guerra com o Hamas de 2014.
O exército disse no sábado que seus aviões dispararam contra "brigadas terroristas" que estavam lançando "balões incendiários" contra o território israelense do norte e do sul do enclave palestino.
Já fontes palestinas indicaram que o exército israelense usava drones, mas que ninguém ficou ferido.
Ao mesmo tempo, a direção do movimento islâmico palestino Hamas, que governa a Faixa de Gaza, deve se reunir neste sábado pelo segundo dia consecutivo, em um contexto de especulação sobre uma trégua com Israel.
Fonte:Yahoo.com
|
|