|
Pesquisa: mais de 50% dos brasileiros acham que direitos humanos beneficiam quem não merece |
Data Publicação:13/08/2018 |
Seis em cada dez brasileiros acreditam que “os direitos humanos apenas beneficiam pessoas que não os merecem, como criminosos e terroristas”. Os dados são de uma pesquisa do instituto Ipsos, obtidos com exclusividade pela BBC News Brasil.
Denominado “Human Rights 2018 – Global Advisor”, o levantamento foi feito em 28 países, incluindo o Brasil, com 23,2 mil entrevistados online. A margem de erro para o Brasil é de 3,1 pontos percentuais.
Segundo a pesquisa, 74% dos entrevistados acreditam que algumas pessoas tiram vantagem injusta sobre direitos humanos.
Os brasileiros estão entre os que mais concordam com a frase “direitos humanos não significam nada no meu cotidiano” (28%), atrás apenas dos entrevistados na Arábia Saudita e na Índia.
O que são os direitos humanos?
Segundo definição da Organização das Nações Unidas (ONU), direitos humanos são aqueles aos quais todas as pessoas, sem distinção, deveriam ter acesso: direito à vida, à segurança, à liberdade, à saúde, à moradia, alimentação, liberdade de expressão.
Sessenta e nove por cento dos entrevistados consideram que é importante que haja uma lei para proteger os direitos humanos; três em cada dez entrevistados brasileiros (34%) concordam com a frase “todos no Brasil desfrutam dos mesmos direitos humanos básicos”.
Crianças lideram o ranking (56%) das que, na visão dos entrevistados, mereceriam a proteção dos direitos humanos. Em seguida estão idosos (55%), pessoas com deficiência (46%), mulheres (39%) e pessoas de baixa renda (38%).
Os direitos que merecem defesa mais citados pelos brasileiros: segurança (38%), direito à vida (36%), direito das crianças à educação gratuita (32%), direito à liberdade da escravidão ou do trabalho forçado (29%) e direito de não ser discriminado (28%).
Fonte:Yahoo.com
|
|