|
Câncer de mama, Vale a Pena Prevenir
O câncer de mama é um nódulo anormal que se desenvolve nas células dos seios, essas células se desenvolvem tomando o lugar de tecidos saudáveis . O câncer de mama pode ser tratado sendo descoberto precocemente, é mais comum entre as mulheres mas relativamente raro antes dos 35 anos . No Brasil as taxas de mortalidade por câncer de mama estão elevadas, o motivo são os diagnósticos atrasados dificultando a cura.
Precauções:
Evitar a obesidade ajuda na prevenção através de uma dieta equilibrada e a pratica de exercícios físicos, o uso do álcool mesmo moderado não é recomendado.
O auto exame é ainda o mais rápido diagnostico feito pelas mulheres, assim a mulher conhece seu corpo e sabe quando existe algo diferente acontecendo podendo assim fazer um exame mais detalhado com seu medico.
Sintomas :
-secreção do mamilo/bico pode ser um alerta,
-caroço no seio ( nódulo) acompanhado ou não de dor também podem surgir nódulos na axila.
-Mudança no tamanho ou formato do seio.
As causas ainda não foram descobertas qualquer mulher pode desenvolver o câncer, a hereditariedade ocupa o histórico de câncer de mama em parentes de primeiro grau (mãe ou irmãs), mulheres com esse histórico familiar apresentam maior risco de desenvolver a doença.
Nós mulheres devemos fazer o auto exame e ir ao medico regularmente só assim estaremos protegidas “VELE A PENA PREVINIR “
Rosane Alvarenga
|