Unidade funcionará em Guadalupe e faz parte da cobertura de saúde da família, que já beneficia mais de 35% da população carioca
A Prefeitura do Rio inaugurou, nesta quarta-feira, dia 4, a Clínica da Família Raimundo Alves Nascimento, em Guadalupe. A 62ª Clínica da Família da cidade vai beneficiar 14 mil moradores de Guadalupe, Madureira e adjacências. Localizada na Rua Marcos de Macedo, a unidade conta ainda com o 56º Centro de Convivência do Idoso.
- As emergências dos hospitais são locais para atender casos mais graves, como pessoas acidentadas e enfartadas. A Clínica da Família é o lugar certo para cuidar e fazer a manutenção da saúde. Assim, ninguém precisa chegar até a emergência. É por isso que esta é a grande aposta na saúde pública. Continuaremos com a ampliação da cobertura de saúde da família – afirmou o prefeito Eduardo Paes, que esteve em Guadalupe.
O Secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, esteve no evento e enumerou avanços na cobertura de saúde da família que, atualmente, beneficia 29% da população na região, no lugar de 3,9% em 2009.
- Chegamos a marca de 10.000 milhões de procedimentos ambulatoriais no Rio de Janeiro, aumentamos em 20 vezes a oferta por esse tipo de serviços.
A Clínica da Família Raimundo Alves Nascimento, que recebeu investimentos de R$ 2,2 milhões, contará com quatro equipes de saúde da família e duas de saúde bucal. Cada equipe de saúde da família fará, em média, 400 consultas médicas por mês, totalizando 1.600 consultas mensais, além dos demais procedimentos, serviços e consultas de enfermagem e dos agentes de saúde.
A unidade terá uma equipe com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, cirurgiões-dentistas e auxiliares. No local, os pacientes vão passar por procedimentos ambulatoriais, consultas com equipe de enfermagem e com agentes de saúde. Também será possível realizar exames laboratoriais, ultrassonografia, raios-x, eletrocardiograma, curativos, vacinação, planejamento familiar, teste do pezinho, acompanhamento de pré-natal e de doenças crônicas e distribuição de medicamentos.
No local, vai funcionar ainda o 56º Centro de Convivência do Idoso, que conta com Sala de Bem Estar, atividades supervisionadas para os pacientes e atendimento específico para a terceira idade
Prefeitura do Rio – Elisa Motta
|