CINEMA MUNDO ECONOMIA CULTURA ESPORTES EDUCAÇÃO CONCURSOS CIÊNCIAS & SAÚDE
SÁBADO, 25 DE ABRIL DE 2026
ULTIMA NOTÍCIA:
Alexandre de Moraes abussa da sorte e manda investigar Michele, esposa de Bolsonaro
BUSCAR
   
  Notícias
Acontecendo
Africa
América do Sul
Automóveis & Motocicletas
Beleza
Brasil
Brasilia
Ciência & Saúde
Cinema & Teatro
Concursos & Emprego
Conteúdo
Cultura
Diversidade
Ecologia
Economia
Editorial
Educação
Entretenimento
Esportes
Gastronomia
Gente
Goiânia e Centro-Oeste
Goiás
Impecheament
Jurídico
Meio Ambiente
Moda
Mulher
Mundo
Música e Ritmos
Noite Rio
Planeta Criança
Policia
Politica
Poluição
Porto Alegre
Religião
Rio de Janeiro
RioPress
São Paulo
Saúde
Tecnologia
Tocantins
Turismo
União
Página Inicial / Notícias / Editorial
  Editorial
 
Para ser sustentável, uma sociedade precisa ser totalizante
Data Publicação:16/10/2012
Educador Bernardo Toro defendeu uma educação pública forte
como forma de equidade social

Porto Alegre, 16 de outubro de 2012 – O filósofo e educador Bernardo Toro afirmou que para ser sustentável, uma sociedade precisa ser totalizante, isto é, para todos.  Ao encerrar o Congresso Internacional de Responsabilidade Social Empresarial, o colombiano destacou que a educação pode ser um mecanismo de transformação social. “É necessário uma educação pública forte, onde os filhos dos empregados frequentem a mesma escola dos filhos dos patrões”, salientou.  Ele acredita que seja necessária uma integração entre Estado, empresas e sociedade civil. “A sociedade civil tem poder de legitimar o Estado e as empresas”, lembrou. O Congresso Internacional de Responsabilidade Social Empresarial é promovido pelo Sistema FIERGS, por meio do Sesi-RS e Centro Internacional de Negócios (CIN-RS) no âmbito do Programa Al-Invest IV, em parceira com a Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais.  
         Toro enfatizou que o primeiro passo para superar a pobreza é a organização. “A organização converte os indivíduos em atores sociais para proteger, consertar e fazer converger interesses”, disse ele. Quanto maior o número de transações e contratos dos atores sociais, mais forte é o tecido social que forma a sociedade. “Uma sociedade sã e sustentável acontece quando os diferentes espaços buscam um projeto ético (social de direito, dignidade humana e ética de cuidados”, ressaltou. “Juntos, Estado, empresas e a sociedade civil organizada acabam assim tendo condições de combater a pobreza extrema e de procurar reduzir as desigualdades. Afinal, a igualdade não é possível, mas a equidade é. E isso depende de nós”, finalizou Toro.
       Pela manhã, o professor da PUC-SP e economista, Ladislau Dowbor, disse que a mudança a ser feita é de governança, não só política, mas também econômica e social. “E neste contexto há inúmeras tecnologias sociais disponíveis que ajudariam muito a reduzir os grandes problemas do planeta”. Dowbor afirmou ainda que há inúmeras soluções de cientistas on line e acessíveis gratuitamente. “O conhecimento não tira nada de ninguém, e todos ganham”, disse ele que defende o wi-fi urbano gratuito, generalizando o acesso ao conhecimento. “A população mundial cresce um país por ano. Precisamos aprender a consumir de forma sustentável”, lembrou. O aquecimento global, a concentração de CO² , o aumento do consumo de petróleo e de veículos motorizados, o uso da água, a perda de florestas,  são temas que preocupam a humanidade. Ele diz que as novas tecnologias e opções de políticas adequadas devem permitir o uso de recursos naturais de forma sustentável e que o grande desafio está na redução da desigualdade. O professor lembrou que as novas tecnologias e opções de políticas adequadas devem permitir o uso de recursos naturais de forma sustentável e que o grande desafio está na redução da desigualdade. “Não podemos nos civilizar permanecendo neste grupo dos dez países mais desiguais do planeta. É eticamente errado, economicamente burro, e politicamente insustentável”, acredita.
       
 




Fonte:Unicom



Nome:
E-Mail:
+ Notícia(s)
- TSE torna privado processo que discute provas de invasão Hacker ao seus servidores !
- Receita informa que carga tributária sobe para 32,38% do PIB 2016
- Auditoria é para todo o tamanho de empresa
- Consumo exagerado de espinafre pode ocasionar danos á saúde
- País precisa proteger melhor seu conhecimento e a propriedade industrial
- BOLÍVAR LAMOUNIER DEFENDE REFORMAS IMEDIATAS NA ECONOMIA BRASILEIRA
- À ESPERA DE UM MILAGRE EM PORTO ALEGRE
- Cinco dicas para fortalecer o uso da rede social empresarial
- Rumo a 1964
- Ao contrário do que relata a mídia, doa~ções do PT foram legais
Paginação:
     
MAIS PROCURADOS
Empresa
Reclamações
Regras de publicação


 
PRODUTOS
Publicidade
Artigos Acadêmicos
 
INTERAÇÃO
Contato / Reclamações / Sugestões
 
 
Goias Real - Todos os Direitos Reservados de 2004 a 2020.