O uso de produtos comuns em nosso cotidiano como o talco e o desodorante pode ocasionar resultados falsos positivos em exames de mamografia. É curioso, mas estes itens essenciais para a higiene possuem substâncias radiopacas, isto é, que a radiação não consegue atravessá-las. A aparência das manchas geradas no exame de imagem pode levar o médico a realizar um diagnóstico errado de câncer de mama.
- Sempre recomendamos que a paciente faça sua higiene normalmente, mas após o banho, não utilize estes produtos até a realização da mamografia. Assim, garantimos que o resultado não será influenciado pelo problema - esclarece a diretora-médica da Mamorad, Radiá Pereira dos Santos.
Outra boa dica para a preparação é que as mulheres não se submetam ao procedimento no período pré-menstrual. Nesta época, geralmente as pacientes apresentam um inchaço natural nos seios, o que causa desconforto em decorrência da compressão necessária para a execução correta do exame. O ideal é que a mamografia seja feita logo após o período menstrual, quando a mama já voltou ao seu estado normal.
Redação: Rafael Dias Borges Coordenação: Marcelo Matusiak
|