*Prof. Dr. Tarley Pessoa de Barros, Ligia Hayasaki e Mickaelle Saraiva
Um dos maiores problemas da população em relação aos dentistas é o medo em especial da picada da anestesia. Desta forma vem se desenvolvendo diversas técnicas que buscam solucionar este assunto, como a utilização de medicamentos, óxido nitroso, hipnose entre outras. Tudo na busca de diminuir este desconforto.
É importante salientar que todas as possibilidades visam reduzir o medo e a ansiedade, mas na maioria das vezes a necessidade de anestesias continua para o combate a dor.
O sucesso da anestesia local é uma importante ferramenta na conquista da confiança do paciente. A falha nesse momento é um causador de estresse durante o tratamento, havendo assim necessidade de reaplicação e atenção do profissional para resolver este problema. Um conhecimento profundo do nervo trigêmeo e as estruturas inervadas por cada segmento dele é importante para a obtenção do sucesso.
Diante deste quadro o profissional consegue notar quando existe a necessidade de reaplicar a anestesia, na maioria das vezes por falha de técnica e conhecimento anatômico, causando a dor e desconforto para o paciente. Deve-se então preocupar-se para a prática de uma técnica segura e eficaz.
A tecnologia ajuda muito nesse processo. Um exemplo é o trabalho que desenvolvemos fundamental para a completa visualização do nervo trigêmeo responsável pela dor, proporcionando segurança e confiança para o profissional e paciente no momento da anestesia.
Uma maquete simuladora permite visualizar de forma clara, rápida, segura e didática a abrangência e distribuição do nervo trigêmeo, o que permite sua visualização por completo, facilitando o momento da aplicação anestésica. O sistema luminoso “light flex” é uma inovação no que tange a iluminação, assim podemos enxergar a inervação como um todo ou ainda apenas ramificações especificas.
O objetivo é poder visualizar a iluminação didática e conseguir fixar suas cores e a localização exata e bem definida da inervação na memória diminuindo os erros e necessidades de reaplicação da anestesia, de forma a facilitar o trabalho do cirurgião dentista e propiciar mais conforto ao paciente diminuindo seu o estresse.
Proporcionar mais conforto durante os procedimentos odontológicos significa estar atento as novas técnicas para diminuir o medo e a ansiedade durante o tratamento. Dessa forma o dentista transmite mais conforto, segurança, profissionalismo e zelo com a saúde bucal de seu paciente.
* Prof. Dr. Tarley Pessoa de Barros, professor do curso de Odontologia da Anhanguera UNIBAN; Maria Cândida com apoio das alunas do curso, Ligia Hayasaki e Mickaelle Saraiva.
Sobre a Anhanguera Educacional Participações S.A.
A Anhanguera Educacional Participações S.A é o maior grupo educacional da América Latina em número de alunos. Alinhada à nova fase de desenvolvimento do Brasil, a Instituição oferece ao jovem profissional conveniência e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, contribuindo com o projeto de vida dos alunos de crescimento e ascensão profissional. A companhia é líder no uso de novas tecnologias no setor educacional e está presente em todos os estados brasileiros, com 70 campi e mais de 500 unidades de educação a distância, incluindo a Rede LFG, maior especialista na preparação e qualificação de profissionais para atuar com excelência no setor público. Reconhecida pelas melhores práticas de governança corporativa, ingressou na BM&FBovespa em março de 2007 e, atualmente, integra o Novo Mercado.
Alfapress Comunicações
|