A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), realizou na madrugada deste domingo, dia 15/9, nova operação de fiscalização de táxis no Rock in Rio. As equipes de fiscais apreenderam 29 táxis fantasma, número recorde nas operações da cidade. Os carros de passeio que, irregularmente, faziam transporte de passageiros sob cobrança, estavam descaracterizados e trafegavam com placa na cor cinza, sem taxímetro e sem qualquer autorização da prefeitura.
As operações volantes de fiscalização aconteceram nos principais portões de entrada da cidade e no entorno do festival. Ao todo, agentes da SMTR, fiscalizaram 178 táxis, lacraram 25 por mau estado de conservação e também rebocaram quatro táxis piratas, duas motos e seis vans com documentação irregular.
Por conta dos bloqueios, NÃO é possível chegar de táxi à Cidade do Rock. O serviço foi concentrado no Terminal Alvorada para embarque e desembarque. Do Terminal, saem ônibus urbanos especiais (R$ 2,75) com destino à área próxima ao evento. Na saída dos shows, a partir da 0h, quem quiser utilizar táxi deverá retornar ao Terminal Alvorada, embarcando em um dos ônibus urbanos especiais e, no local, dirigir-se à área sinalizada para embarque de táxis.
Além disso, para ordenar o serviço de táxis, está sendo realizada a Operação Boas-Vindas nos aeroportos do Galeão (Terminal 1 e 2) e Santos Dumont. A ação conta com apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar. Cada uma das áreas de desembarque dos aeroportos contam com controladores uniformizados que trabalham para orientar passageiros e taxistas. Ao embarcar nos táxis, os passageiros recebem formulários com o número da placa do veículo utilizado e instruções de como proceder no caso de reclamações. Estão disponíveis a Central de Teleatendimento 1746 e, para os estrangeiros, o e-mail information.taxirio@gmail.com.
Fonte:Prefeitura do Rio
|