Quem nunca ficou intrigado com um amigo ou conhecido que tenha se formado em uma boa faculdade, contratado por uma empresa de renome e que cumpria suas tarefas com maestria, porém, com o passar dos anos, continuava na mesma posição. Mas do nada, surge um novo colega de trabalho e o mesmo conquista, rapidamente, várias promoções até chegar ao topo, sem ter as mesmas aptidões, formação ou dedicação do outro. Justamente sobre esse cenário e tantos outros que a obra “O livro negro da negociação” aborda e o autor, Flávio Tomé, vai um pouco além ao desvendar técnicas que até então nunca foram mencionadas em salas de aula. Intrigante e ao mesmo tempo esclarecedor, os capítulos vão desmistificando o grande jogo da negociação.
Segundo Flávio, grande parte dos bem-sucedidos em todo o mundo não concluiu um simples curso universitário, o que prova que a educação formal ajuda, mas não é decisiva para obter sucesso. “A genialidade também não é o fator principal para chegar lá, tampouco a sorte. Bill Gates, Steve Jobs, Hans Stern, Silvio Santos, Lula, entre tantos outros são alguns dos vários exemplos”, ressalta. O segredo é o poder da negociação, a habilidade exercida continuamente, desde vendedores, empresários, até consumidores, executivos, cujos interesses nem sempre são os mesmos. “Negociamos até com Deus. Basta fazê-lo, para que ninguém o faça melhor do que você.”, cita.
Disponível nas livrarias e pelo site da editora NovaTerra, o livro é baseado em situações embaraçosas que já aconteceram. Fruto de pesquisas documentais, observações e práticas, acrescidas de conversas informais e casos vividos por negociadores experientes, o autor frisa a importância da leitura: “Através dessas linhas, o leitor vai encontrar o caminho para incorporar as técnicas exigidas para negociar, que passa por experiências complexas e engraçadas, mas que sempre exigem planejamento dedicado e abrangente”.
Em qualquer negociação, percebendo-se ou não, são utilizadas técnicas de coação, subversão e pressão que até hoje tem sido ignoradas nos textos didáticos. Com investimento de R$ 44,90, o leitor terá acesso a essas e outras informações e, deve conhecê-las para decidir se irá utilizá-las ou não. “É uma questão pessoal. Entretanto, será mais difícil para um oponente conduzi-lo por caminhos indesejados quando se conhece a realidade”, avalia Flávio.
Sobre o autor
O paulista Flávio Tomé é empresário com vivências múltiplas, em que já atuou em editoras, agência de propaganda e promoção de vendas. Foi presidente da primeira empresa brasileira especializada em mala e marketing direto associada a uma entidade americana. Fundou a Companhia de Desenvolvimento de Negócios, da qual ficou a frente do maior programa de exportação nacional por uma década. Em 1990 fundou outra empresa, o Conselho Nacional de Defesa Ambiental. Mais informações sobre o autor, que já escreveu outro livro, “A Fórmula”, em sua Página Oficial.