|
Rio-2016 usa bandeiras chinesas com erro e recebe reclamação do país |
Data Publicação:12/08/2016 |
Um erro sutil para estrangeiros, mas que foi notado pelos cidadãos chineses, causou uma saia justa na Olimpíada: o Comitê Rio-2016 usou uma versão errada da bandeira da China, tanto na cerimônia de abertura quanto na premiação de atletas do país.
O Comitê Rio-2016 afirma que "todas as bandeiras utilizadas pela Rio-2016 são aprovadas pelos Comitês Olímpicos nacionais e neste caso não foi diferente. As bandeiras já estão sendo refeitas e a troca será realizada o quanto antes."
Vermelha, a bandeira da China tem poucos elementos: uma grande estrela dourada no canto esquerdo superior e outras quatro estrelas menores formando um semicírculo em volta da maior.
O erro das bandeiras usadas pela Rio-2016 está no alinhamento das quatro estrelas menores: originalmente, cada uma delas tem uma de suas cinco pontas direcionada para a maior, o que faz com que elas fiquem inclinadas.
Na versão disponibilizada pelos brasileiros, no entanto, as quatro estrelas menores do semicírculo estão na mesma posição, apontando para a borda superior da bandeira.
Além da cerimônia de abertura, a versão errada da bandeira foi vista em premiações como as das ginástica feminina e masculina por equipes, nas quais a China levou o bronze.
De acordo com "The Wall Street Journal", que revelou o caso, diplomatas chineses apresentaram queixa oficial contra o Comitê Organizador dos Jogos.
Na segunda-feira (8), o consulado chinês no Rio de Janeiro publicou em uma rede social que o comitê havia pedido desculpas e prometido resolver o problema.
A emissora estatal China Central Television utilizou sua conta em uma rede social para criticar o erro. "A bandeira nacional é o símbolo de uma nação! Nenhum problema é permitido!", escreveu a emissora.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, o erro não provocou mal-estar diplomático entre os países e não haveria razão para isso.
"Esse assunto diz respeito ao protocolo do Comitê Organizador dos Jogos, não está no nosso âmbito. Se algo deve ser feito, é pela organização do evento", afirmou Joel Sampaio, assessor executivo do Itamaraty.
Até esta quarta (10), a bandeira da China havia sido hasteada 17 vezes no pódio da Olimpíada do Rio, para oito medalhas de ouro, três de prata e seis de bronze.
Fonte:folhapress
|
|