|
Sepúlveda Pertence, o advogado de Lula escolhido pela proximidade com a cúpula do Judiciário |
Data Publicação:06/03/2018 |
Perfil conciliador e diálogo com alto escalão do Judiciário. Foram esses fatores que levaram Sepúlveda Pertence a ser escolhido como advogado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no momento em que o petista tenta impedir uma eventual prisão e garantir que poderá ser candidato ao Palácio do Planalto.
Ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Sepúlveda tem trânsito nas cortes superiores e é conhecido pela facilidade de se comunicar com autoridades. "Ajuda muito", afirmou ao HuffPost Brasil o deputado Paulo Teixeira (PT-SP).
Uma demonstração dessa habilidade política foi dada na posse do ministro Luiz Fux como presidente do TSE, em 6 de fevereiro. O advogado foi o 2º a cumprimentar o magistrado. Na ocasião, Pertence disse a jornalistas que Lula era vítima de uma perseguição maior do que a vivida por Getúlio Vargas. Na posse, Fux deixou claro que "ficha-suja está fora do jogo democrático".
Se a boa circulação nos círculos do poder é o forte do advogado, até a companhia na posse intensifica a fama. Na fila para cumprimentar Fux, ele ficou ao lado do ex-presidente José Sarney, ainda influente em Brasília, apesar de não ter cargo eletivo desde 2015.
Pertence, Sarney e o poder do Ministério Público
Pertence e Sarney se conheceram quando o advogado era vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), no fim dos anos 1950, e o maranhense era deputado federal, contou o defensor à BBC. A parceria foi fundamental no fortalecimento do Ministério Público (MP).
Pertence foi convidado por Tancredo Neves para assumir o cargo de procurador-geral da República e foi empossado por Sarney em 1985. Três anos depois, a Constituição de 1988 foi responsável por reforçar a independência e a liberdade de ação do MP, além de tornar as atribuições da instituição mais amplas.
Uma das grandes mudanças foi a Lei da Ação Civil Pública, que dá ao MP a função de atuar em áreas...
Fonte:Yahoo.com
|
|