CINEMA MUNDO ECONOMIA CULTURA ESPORTES EDUCAÇÃO CONCURSOS CIÊNCIAS & SAÚDE
QUINTA-FEIRA, 21 DE NOVEMBRO DE 2024
ULTIMA NOTÍCIA:
Alexandre de Moraes abussa da sorte e manda investigar Michele, esposa de Bolsonaro
BUSCAR
   
  Notícias
Acontecendo
Africa
América do Sul
Automóveis & Motocicletas
Beleza
Brasil
Brasilia
Ciência & Saúde
Cinema & Teatro
Concursos & Emprego
Conteúdo
Cultura
Diversidade
Ecologia
Economia
Editorial
Educação
Entretenimento
Esportes
Gastronomia
Gente
Goiânia e Centro-Oeste
Goiás
Impecheament
Jurídico
Meio Ambiente
Moda
Mulher
Mundo
Música e Ritmos
Noite Rio
Planeta Criança
Policia
Politica
Poluição
Porto Alegre
Religião
Rio de Janeiro
RioPress
São Paulo
Saúde
Tecnologia
Tocantins
Turismo
União
Página Inicial / Notícias / Politica
  Politica
 
Alvaro Dias erra ao dizer que Folha deu manchete sobre sua popularidade como governador do PR
Data Publicação:23/08/2018
Desde que decidiu concorrer à presidência, o senador Alvaro Dias (Podemos-PR) tem repetido seus índices de popularidade como governador do Paraná em entrevistas e sabatinas. No primeiro debate do período eleitoral, na Band, no dia 9 de agosto, não foi diferente. A Lupa foi atrás de pesquisas e dados eleitorais para verificar se os fatos citados pelo candidato são verdadeiros. Confira abaixo:

“Ao final [do governo], a Folha de S.Paulo estampava em manchete que eu era o governador mais popular do país”

Alvaro Dias, candidato à Presidência da República pelo Podemos, em debate na Band, dia 9 de agosto de 2018

FALSO

Dias foi governador do Paraná de março de 1987 a março de 1991 – à época, filiado ao PMDB. Nas capas do jornal Folha de S.Paulo publicadas de 1º de janeiro de 1990 a 30 de abril de 1991, não há manchetes sobre Dias ou sobre sua popularidade. A Lupa consultou o acervo digital da Folha e solicitou uma pesquisa ao próprio arquivo do jornal – ambas sem resultado.

Em 18 de março de 1990, quase um ano antes do fim do governo do atual candidato, a Folha publicou reportagem intitulada “Melhora desempenho de cinco governadores”. O texto, que saiu na página 9, diz: “Entre os governadores avaliados [seis, ao todo], quem prossegue mantendo os melhores índices de popularidade é Alvaro Dias”. Na capa daquela edição, há uma referência à reportagem, mas sem citar o nome de Dias. A manchete do dia foi: “Maioria apóia choque de Collor”, em referência ao Plano Collor, recém-anunciado.

Em 1989, por três vezes a Folha publicou reportagens que continham informações sobre a popularidade do então governador do Paraná – em nenhuma delas, com destaque principal na capa do jornal. Em 19 de março, a aprovação de Dias estava em 58%. Em 17 de setembro de 1989, ele aparecia como o governador melhor avaliado em pesquisa do instituto Datafolha. Em 9 de outubro, reportagem intitulada: “Alvaro Dias mantém imagem de ‘novo’ com verbas de publicidade” estampava a foto de um outdoor pago com dinheiro público dizendo: “Bota cartaz nisso! Alvaro Dias, governador mais popular do país. Pesquisa Datafolha/Folha de S. Paulo, set/89”. A afirmação era um exagero: a pesquisa havia sido realizada em apenas nove capitais do país. A reportagem faz um balanço do governo do senador licenciado e destaca que Dias não concluiu nenhuma grande obra em dois anos e sete meses de governo. Além disso, afirma que ele “impôs um rígido controle da imprensa, o que inclui a censura às críticas feitas pelos adversários, e investiu massivamente em publicidade”.

Na edição de 13 de setembro de 1987, no primeiro ano da gestão de Dias no PR, outra pesquisa Datafolha o mostrou como o mais bem avaliado entre sete governadores. Ele tinha 61% de aprovação. O mesmo levantamento foi tema de coluna de opinião assinada por Eduardo Sganzerla no dia 16 de setembro. Novamente, a popularidade de Dias não é a manchete em nenhuma das edições.

Procurada, a assessoria do candidato enviou à Lupa uma capa do jornal O Paraná, datada de 10 de março de 1988, no segundo ano de mandato de Dias. Ela diz que a aprovação do então governador era de 90%.



“Fui governador, terminei o mandato com 93% de aprovação”

Alvaro Dias, candidato à Presidência da República pelo Podemos, em entrevista à Folha de S. Paulo, dia 4 de abril de 2018

FALSO

A última pesquisa de aprovação de governadores realizada no Paraná pelo Datafolha foi publicada no jornal Folha de S. Paulo no dia 17 de setembro de 1990, seis meses antes do fim do mandato de Dias. Nela, ele aparecia com 42% de aprovação. O índice é inferior ao do então governador de São Paulo, Orestes Quércia (PMDB), que tinha 55% de aprovação, e ao de Tasso Jereissati (PSDB), aprovado na época por 50% dos cearenses. O levantamento avaliou a gestão em 11 estados brasileiros.

Procurada, a assessoria do candidato, mais uma vez, justificou a fala utilizando a capa do jornal O Paraná, datada de 10 de março de 1988, que mostra uma aprovação de 90% ao então governador.



“Sou senador, eleito com quase 80% dos votos do meu estado”

Alvaro Dias, candidato à Presidência da República pelo Podemos, em debate na Band, dia 9 de agosto de 2018


Fonte:Yahoo.com



Nome:
E-Mail:
+ Notícia(s)
- Alexandre de Moraes abussa da sorte e manda investigar Michele, esposa de Bolsonaro
- Bolsonaro despontado em pesquisa realizada pelo Instituto Parana Pesquisas
- Lula, sabatina da Globo sobre corrupção faz ex-presidente apresentar fuga de respostas.
- Um Brasil forte:Pazuello é nomeado para secretaria ligada ao gabinete presidencial
- Renan Calheiros e Lider em processos não resolvidos no Senado
- Enel Distribuição Goiás promove grandes mutirões de manutenções na rede elétrica
- Lula com Covid ! O mesmo faz quarentena em Cuba
- Delegado Eduardo Prado o deputado sem expressão alega falta de compromisso de partido
- Confirmado: Adiamento das eleições para 15 e 29 de novembro é aprovado no Senado
- O Deputado Federal Jose Nelto, se posta contra adiamento das eleições
Paginação:
     
MAIS PROCURADOS
Empresa
Reclamações
Regras de publicação


 
PRODUTOS
Publicidade
Artigos Acadêmicos
 
INTERAÇÃO
Contato / Reclamações / Sugestões
 
 
Goias Real - Todos os Direitos Reservados de 2004 a 2020.