CINEMA MUNDO ECONOMIA CULTURA ESPORTES EDUCAÇÃO CONCURSOS CIÊNCIAS & SAÚDE
SÁBADO, 25 DE ABRIL DE 2026
ULTIMA NOTÍCIA:
Alexandre de Moraes abussa da sorte e manda investigar Michele, esposa de Bolsonaro
BUSCAR
   
  Notícias
Acontecendo
Africa
América do Sul
Automóveis & Motocicletas
Beleza
Brasil
Brasilia
Ciência & Saúde
Cinema & Teatro
Concursos & Emprego
Conteúdo
Cultura
Diversidade
Ecologia
Economia
Editorial
Educação
Entretenimento
Esportes
Gastronomia
Gente
Goiânia e Centro-Oeste
Goiás
Impecheament
Jurídico
Meio Ambiente
Moda
Mulher
Mundo
Música e Ritmos
Noite Rio
Planeta Criança
Policia
Politica
Poluição
Porto Alegre
Religião
Rio de Janeiro
RioPress
São Paulo
Saúde
Tecnologia
Tocantins
Turismo
União
Página Inicial / Notícias / Rio de Janeiro
  Rio de Janeiro
 
Governo carioca prepara roteiro de economia verde com metas para a Rio+20
Data Publicação:08/03/2012
Rio de Janeiro - O governo fluminense vai apresentar na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, o roteiro de economia verde com metas, informou à Agência Brasil a subsecretária de Economia Verde da Secretaria Estadual do Ambiente do Rio, Suzana Kahn.

Professora da Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), ela explicou que é muito difícil gerenciar aquilo que não pode ser medido e que é pouco conhecido. “O primeiro passo é ter o roteiro”. Para isso, ela está trabalhando em conjunto com a Secretaria de Planejamento do estado. Suzana Kahn destacou que a ação não se resume a essas duas esferas, mas envolve todos os órgãos do governo fluminense.

“Esse fio condutor seria um roteiro de transição que fica pronto na Rio+20”. O roteiro deverá levar a uma situação melhor em termos de desenvolvimento sustentável, de crescimento com qualidade e de melhoria do bem-estar, com demandas sociais atendidas.

Outra questão importante é a parte de novos mecanismos financeiros de desenvolvimento. O objetivo, acrescentou, é criar instrumentos que não onerem muito o setor produtivo. Um desses instrumentos é a bolsa de ativos ambientais, a Bolsa Verde do Rio de Janeiro (BVRio). Ela faz com que o custo de cumprimento de exigências legais, ambientais, seja minimizado, “porque você está privilegiando quem consegue atingir aquilo com mais eficiência”.

A BVRio é importante como instrumento econômico e financeiro para o alcance dessas metas e o roteiro pode servir de guia para o governo caminhar em direção única. A estimativa é que a BVRio negocie os primeiros ativos no dia 20 de junho, na abertura da conferência da ONU.

Outro projeto que está sendo elaborado pela Subsecretaria de Economia Verde trata dos chamados distritos verdes. O estado do Rio abrigará o primeiro Distrito Verde do país, que será lançado na Ilha de Bom Jesus, na Ilha do Governador, e funcionará ao lado do Parque Tecnológico da UFRJ. A área abrigará empresas voltadas à pesquisa e ao desenvolvimento de tecnologias voltadas à economia verde.

O Distrito Verde segue o conceito de infraestrutura sustentável, privilegiando a sinergia e a eficiência. “É uma área geográfica onde se compartilham algumas coisas, aumentando o benefício”. O lançamento do projeto ocorrerá também na Rio+20, com a presença de convidados estrangeiros.

Suzana Kahn destacou também a coalizão de governos regionais. Lembrou que parte das metas contidas no roteiro de economia verde será discutida com outras regiões. O objetivo é que elas “adotem e assumam o mesmo compromisso que a gente”, declarou. Para a subsecretária, a iniciativa dá mais musculatura a esse movimento, porque não será apenas o estado do Rio fazendo, mas outras regiões do mundo e também do Brasil.

“Isso faz com que você tenha muito mais poder de influenciar, de mudar, em uma escala de baixo para cima. Se você consegue que vários estados comecem a agir dessa forma, o Brasil como um todo também estará, naturalmente, se encaminhando para essa trajetória mais verde”. O compromisso da coalizão de governos regionais está programado para o dia 19 de junho


Fonte:ag Brasil



Nome:
E-Mail:
+ Notícia(s)
- Reunião sobre pacote anticrime - Condege e Instituições
- Ônibus atinge agência bancária no centro do Rio
- Sem cubanos e violentas, favelas do Rio sofrem para atrair médicos brasileiros
- Incêndio destrói hospital no Rio de Janeiro; três pacientes morrem
- Alunos da UFF fazem ato contra retirada de bandeira por fiscais do TRE
- Ibope: Na capital paulista, Haddad supera Bolsonaro
- Estudante defende mulher assediada em ônibus no RJ
- Incêndio de grandes proporções atinge o Museu Nacional, no Rio
- Defensoria obtém soltura de dois jovens presos ilegalmente em casa no RJ
- Ex-marido de corretora morta no Rio tem a prisão decretada por suposta participação no crime
Paginação:
     
MAIS PROCURADOS
Empresa
Reclamações
Regras de publicação


 
PRODUTOS
Publicidade
Artigos Acadêmicos
 
INTERAÇÃO
Contato / Reclamações / Sugestões
 
 
Goias Real - Todos os Direitos Reservados de 2004 a 2020.